Notícias

Municípios em Alagoas cancelam festas de São João por causa das chuvas

Governo decretou situação de emergência em 33 municípios alagoanos

Por Redação 26/05/2022 20h08 - Atualizado em 26/05/2022 20h08
Municípios em Alagoas cancelam festas de São João por causa das chuvas
. - Foto: Paulo Dantas / Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

Devido às fortes chuvas que tem preocupado os moradores de Alagoas e deixado centenas de famílias desabrigadas, três municípios no estado já cancelaram as festividades juninas que haviam sido divulgadas. 

O Prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, anunciou na tarde desta quinta (26), o cancelamento da programação do São João do município, destacando a importância de destinar os esforços da prefeitura para socorrer e amparar as vítimas das chuvas que devastaram a cidade.

”As fortes chuvas, que provocaram a maior enchente dos últimos 40 anos em nossa cidade, nos obrigou a tomar uma decisão muito importante. Cancelamos o São João de São Miguel. A hora agora é de socorrer as pessoas, o comércio e a cidade. Não vamos medir esforços para que os auxílios da prefeitura cheguem a todos os atingidos. Que Deus nos abençoe”, compartilhou o Prefeito em suas redes sociais.

São Miguel dos Campos, um dos municípios que mais foram atingidos pelas chuvas e com maior número de desabrigados alojados em Alagoas, é o terceiro município de Alagoas a cancelar o São João. As outras cidades que cancelaram foram Jequiá da Praia e Feliz Deserto, no Litoral Sul de Alagoas. Ambas também registram um alto índice de pessoas desabrigadas e desalojadas. 

Segundo os dados divulgados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Alagoas (Cedec) nesta quinta (26), mais de 3,2 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em Alagoas. Os 33 municípios mais atingidos já somam 1.655 desabrigados e 1.623 desalojados.

Em decreto publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira, e válido pelo período de 180 dias, o Governo de Alagoas decretou situação de emergência em 33 municípios alagoanos.

"Com este decreto, o Estado e prefeituras poderão agir com mais rapidez para minimizar as perdas e reconstruir tudo aquilo que foi destruído pelas chuvas, como também dar toda a assistência necessária às famílias. Estávamos aguardando as informações necessárias das prefeituras para finalizarmos a publicação. O Corpo de Bombeiros e as Defesas Civil Estadual e Municipal seguem de prontidão monitorando todas as áreas atingidas", comentou o governador Paulo Dantas.

A situação de emergência está registrada nos seguintes municípios: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Belém, Campo Alegre, Coité do Nóia, Coruripe, Coqueiro Seco, Craíbas, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Jacuípe, Jequiá da Praia, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Paripueira, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, São Brás, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Teotônio Vilela e Traipu.