Notícias

Moradores de União dos Palmares se preocupam com a severidade das chuvas e risco de transbordamento do rio Mundaú

Estado e munícipios estão sob alerta para o perigo iminente de alagamentos. Defesa Civil alerta para mais 12h de chuvas fortes em Alagoas.

Por Redação 25/05/2022 19h07 - Atualizado em 26/05/2022 21h09
Moradores de União dos Palmares se preocupam com a severidade das chuvas e risco de transbordamento do rio Mundaú
. - Foto: Zulu Fernando/Zona 10

O munícipio de União dos Palmares, localizado na zona da mata alagoana, está sob estado de alerta e preocupando moradores, devido a severidade das chuvas que vem atingindo o estado nos últimos dias e o risco de transbordamento do rio Mundaú. Estado e outros munícipios estão buscando medidas para ajudar e alertar a população sobre o perigo iminente de alagamentos em regiões consideradas de alto risco. A Defesa Civil Estadual alerta para fortes chuvas nas próximas 12 horas em Alagoas. O número de emergência da defesa civil é 199.


A prefeitura de União dos Palmares mobilizou agentes da Secretaria de Assistência Social em parceria com a defesa civil para atuar nas ruas, passando nas residências, solicitando aos moradores que fiquem em alerta e que em caso de emergência liguem para o número 99972-2632. Outra providência tomada pela prefeitura de União foi a suspensão das aulas por 48h como medida de segurança, assim como aconteceu com as escolas estaduais, anunciado pelo governador Paulo Dantas. Na última terça-feira(24), o nível do rio Mundaú chegou a ultrapassar a cota de inundação. A cota do rio chegou a 5,43 e para se ter uma ideia, a cota de inundação em União dos Palmares é de 4,88 metros. Esses são os dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que também colheram dados na cidade de Santana do Mundaú.


Os munícipios banhados pelo rio Mundaú como Branquinha, Rio Largo, Murici, entre outros, também estão em alerta emitido pela Semarh. Prefeitos das cidades de regiões circunvizinhas, estão se pronunciando para passar orientações à população.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu, na tarde desta quarta-feira (25), novo alerta sobre as fortes chuvas que afetam os municípios alagoanos. O grau de severidade foi alterado para "grande perigo", situação que pode se estender até a manhã desta quinta-feira (26). Dois avisos já tinham sido emitidos nos dias anteriores.

O Zona10 foi em alguns pontos da cidade para ouvir os moradores. Confira na reportagem: