Notícias

Depois da Europa, EUA confirma 1º caso de varíola de macaco no país

O paciente que recentemente esteve no Canadá está hospitalizado e em boas condições de saúde

19/05/2022 07h07
Depois da Europa, EUA confirma 1º caso de varíola de macaco no país
. - Foto: Divulgação

Nesta quarta (18/5), o Departamento de Saúde Pública (DPH) do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, confirmou o primeiro caso de varíola de macaco no país. O CDC, órgão equivalente ao Ministério da Saúde, analisou a situação do paciente que recentemente esteve no Canadá

Segundo informações, o paciente está hospitalizado e em boas condições de saúde. Os possíveis contatos que estiveram com o homem durante a infecção estão sendo rastreados e segundo o DPH, o caso não oferece risco ao cidadãos.

Os Estados Unidos estavam acompanhando seis pacientes que estiveram em um voo com um caso positivo. Na Europa, Reino Unido, Portugal e Espanha já identificaram 17 casos da varíola de macaco.

SAIBA MAIS SOBRE VARÌOLA


A doença foi diagnosticada pela primeira vez em humanos em 1970 e, de acordo com o perfil dos pacientes infectados atualmente (homens gays ou bissexuais, em sua maioria), provavelmente é transmitida por meio do sexo sem proteção, além de pelo contato com lesões em pessoas doentes ou gotículas liberadas durante a respiração.

Geralmente os primeiros sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão, calafrios e bolinhas que aparecem no corpo inteiro (principalmente rosto, mãos e pés) e evoluem, formando crostas, até cair.