Notícias

Saúde de União dos Palmares orienta a população sobre as ações de combate ao aedes aegypti

União está entre os municípios que emitiu alerta para riscos de aumento da dengue, zika e chikungunya

12/05/2022 07h07 - Atualizado em 12/05/2022 08h08
Saúde de União dos Palmares orienta a população sobre as ações de combate ao aedes aegypti
. - Foto: Cortesia

No início deste mês a Sesau (Secretaria de Estado da Saúde) emitiu uma nota orientando os 102 municípios alagoanos a intensificarem as ações contra o aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão de dengue, zika e chikungunya. A nota estabelecida pela Sesau faz com que agentes de endemias de todo o estado intensifiquem ainda mais a busca por focos do mosquito.

De janeiro a abril deste ano, Alagoas registrou um aumento de 584% de dengue. Com relação a chikungunya, o estado marcou um aumento de 779%, e em relação a zika 420%. Aumentos absurdos comparando com o mesmo período do ano passado. 

Nas últimas quatro Semanas Epidemiológicas, são 40 os municípios que apresentam notificações, com destaque para os municípios de Atalaia, Barra de São Miguel, Branquinha, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Porto de Pedras, Quebrangulo e União dos Palmares, que sinalizam para situação de alerta e risco de surto ou epidemia.

Em União dos Palmares os bairros com maiores índices são Loteamento Santa Maria Madalena, Nilton Pereira e Roberto Correia de Araújo( Robertão). 

Conversamos com o responsável pelo setor de endemias do município, que nos explicou a atual situação do munícipio e aproveitou para conscientizar a população. Confira a reportagem: