Notícias

Abril Verde: Sesau promove ações nas unidades de saúde para alertar sobre segurança do trabalhador

Ações têm o intuito de evitar os profissionais da Rede Pública Estadual para evitar acidentes de trabalho nas unidades de saúde

28/04/2022 08h08
Abril Verde: Sesau promove ações nas unidades de saúde para alertar sobre segurança do trabalhador
. - Foto: Reprodução

A Campanha Abril Verde foi criada com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção. Pensando nisso, a Secretária de Estado de Saúde (Sesau) promove, na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), ações descentralizadas nas unidades de saúde do Estado, visando conscientizar os servidores sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A Lei 8.022/2018 instituiu a Campanha do Abril Verde no Estado de Alagoas, passando essa data a fazer parte do calendário oficial. De acordo com dados coletados em 2020, pelo Observatório do Trabalho Decente e com o Observatório de Segurança no Trabalho, foram registrados 446,9 mil acidentes no Brasil, dos quais 2,7 mil acidentes ocorreram em Alagoas.

A psicóloga Nayara Calheiros, responsável técnica da área de Gestão de Saúde e Segurança do Servidor da Sesau, ressalta a importância da conscientização dos servidores da saúde no ambiente de trabalho. “Buscamos conscientizar o nosso corpo técnico, os trabalhadores, sobre a prevenção, o desenvolvimento de atitudes e comportamentos preventivos, do uso adequado de um sapato, de um jaleco, dos EPI´s para cada procedimento. Entendendo e fazendo com que compreendam que a prevenção dele, também, é a prevenção do colega de trabalho”, enfatiza.

Nayara Calheiros destaca, também, que a mobilização da campanha Abril Verde ganha destaque no atual período, mas os cuidados devem ser levados ao longo do ano. “O mês de abril é marcado para saúde e segurança de trabalho, a nível nacional, é um mês que intensificamos todas as nossas ações no combate a prevenção desse acidente de trabalho que pode levar uma sequela grave ou até mesmo uma morte”.

As doenças ocupacionais mais comuns no Brasil são Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) e doenças do aparelho respiratório (ocasionadas por agentes físicos, químicos ou biológicos). Já o acidente típico é um ataque inesperado ao corpo humano, ocorrido durante a jornada de trabalho, em razão de uma ação traumática.

A programação nas unidades é composta por palestras e diálogos conforme segue abaixo:

*Hospital Geral do Estado (HGE)28/04 e 29/04 – Palestras e orientações sobre o significado do Abril Verde; Fluxo do acidente de Trabalho com material perfuro cortante; trabalho seguro; NR-32 referente ao não uso de adornos; Importância da segurança na elaboração e execução do trabalho.– Palestra sobre a saúde mental e segurança no trabalho; Ergonomia no ambiente de trabalho; Atualização no esquema vacinal e campanha da vacina influenza; Alimentação saudável; Saúde bucal.

*Hospital Regional da Mata (HRM)28/04 – Importância do Conhecimento E da Utilização Correta de EPI´s e EPC’S

*Hospital Regional do Norte (HRN)28/04 – Momento com a psicologia – Sou ansioso, e agora?29/04 – Equipes destaques HRN (adesão às normas de saúde e segurança do trabalho).*Samu Arapiraca28/04 – Palestra sobre acidentes de trabalho; Palestra sobre Saúde do Trabalhador e prevenção de acidentes com materiais perfuro cortantes e Palestra sobre ergonomia como forma de prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.29/04 – Atividades e orientações preventivas relacionadas à segurança e saúde do trabalhador.

*Hospital de Emergência de Arapiraca (HEA)28/04 e 29/04 – Visitas às enfermarias, objetivando levar informações aos profissionais de saúde sobre o uso correto de medicamentos, além de sensibilizar os profissionais sobre respeitar normas de saúde e segurança do trabalho, a exemplo do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), com o propósito de evitar acidentes.

Fonte: Assessoria