Notícias

Justiça condena pastor de AL que disse que iria orar para Paulo Gustavo se encontrar com Deus

Réu deverá cumprir a pena de dois anos e nove meses de reclusão; à época, o ator estava internado na UTI devido à complicações da Covid-19

27/04/2022 17h05
Justiça condena pastor de AL que disse que iria orar para Paulo Gustavo se encontrar com Deus
. - Foto: Reprodução

O pastor José Olímpio da Silva Filho, que, em publicação nas redes sociais, disse que rezaria para o ator Paulo Gustavo se encontrar com Deus, foi condenado a cumprir dois anos e nove meses de reclusão pela Lei de Racismo, válida também para crimes de homofobia. O post foi feito em abril de 2021, quando o humorista estava internado devido à complicações da Covid-19. Ele morreu pouco tempo depois, em um hospital do Rio de Janeiro.

Na decisão, o juiz Ygor Vieira de Figueirêdo afirma que "a defesa da honra de Deus, no entender do réu, deveria ser feita porque a relação homoafetiva não pode ser aceita, em especial no ambiente religioso. Ocorre que, pelo contexto apresentado, entendo que não houve dolo em realizar nova prática discriminatória, mas apenas de justificar da primeira postagem."

De acordo com o magistrado, o réu mostrou uma conduta única de racismo, demonstrando intolerância com a homossexualidade, em especial no ambiente religioso. O processo foi acatado após denúncia do Ministério Público de Alagoas (MP/AL).

Por outro lado, a defesa do pastor alegou que o réu não fez qualquer referência à orientação sexual de Paulo Gustavo ou desejou a morte do mesmo, explicando que José Olímpio queria fazer referência às suas pregações e que o indivíduo deveria buscar estar ao lado de Deus para ser salvo.

Sendo assim, a defesa ressaltou que houve um mal entendido e que prova disso "são as declarações apresentadas pelas testemunhas durante a audiência de instrução, que não concordavam sequer sobre se o fato em questão se tratava de um vídeo ou de uma fotografia."

RELEMBRE O CASO

Em um post feito nas redes sociais, o pastor alagoano José Olímpio, que congrega na Assembleia de Deus da Missão de Alagoas, causou repercussão ao falar sobre o estado de saúde do ator Paulo Gustavo, que estava internado em estado crítico na UTI, em decorrência da Covid-19.

Na publicação, o líder religioso chegou a compartilhar o trecho de um filme no qual Paulo Gustavo atuou, comentando que ora para o ator morrer, e não, pela sua recuperação.

“Esse é o ator Paulo Gustavo que alguns estão pedindo oração e reza. E você vai orar ou rezar? Eu oro para que o dono dele o leve para junto de si”, escreveu o pastor.

A grande repercussão fez com que José Olímpio retirasse a publicação das redes sociais, porém, o conteúdo já circulava nos grupos de WhatsApp. Além de pastor, ele é motorista da presidência da Assembleia de Deus.

Após a polêmica, em um pedido de desculpas, o pastor reconheceu sua falha, mas esclareceu que sua intenção não foi atingir, de forma ruim, o ator Paulo Gustavo.

Fonte: Gazeta Web