Notícias

“Não precisa se esconder”, Kil de Freitas sobre visita silenciosa do presidente da Palmares à Serra da Barriga.

Prefeito de União dos Palmares se pronuncia sobre vinda surpresa de Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares.

25/03/2022 12h12 - Atualizado em 25/03/2022 14h02
“Não precisa se esconder”, Kil de Freitas sobre visita silenciosa do presidente da Palmares à Serra da Barriga.
. - Foto: Reprodução

Nessa quinta-feira (24), o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, autor de ataques e críticas constantes ao movimento negro e de contestações à episódios históricos que marcam a importância mundial do solo sagrado do Memorial Quilombo dos Palmares, fez uma visita sem nenhum aviso ou divulgação prévia à União dos Palmares, na Serra da Barriga. A vinda foi acompanhada por uma comissão da fundação.

Ao tomar conhecimento da visita, o prefeito do município, Kil de Freitas (MDB), publicou em suas redes sociais de forma crítica à presença de Camargo de forma silenciosa na cidade. “Se eu soubesse da visita, faria questão de ir ao seu encontro para falar pessoalmente sobre a importância da nossa história e daqueles que deram a vida pelo legado de liberdade. E de como me orgulho em ser prefeito de uma cidade que inspirou tantos avanços sociais pelo mundo”, afirmou Kil.

“Venha com mais calma, Senhor Camargo, não precisa se esconder, aproveite e aprenda mais sobre União e seu legado histórico de liberdade pro mundo, ouça as pessoas e, especialmente, aquelas que sentem o racismo na pele. Será muito proveitoso para a função que diz assumir”, complementou o prefeito.

Contrário ao movimento negro, Camargo disse que tenta viabilizar mudança de nome da fundação para Princesa Isabel desde 2019, além de gerar uma série de declarações polêmicas sobre o legado histórico de Zumbi e dos heróis da resistência.