Notícias

Sesau capacita mais de 3 mil agentes de saúde sobre câncer do colo do útero e de mama

18/03/2022 06h06
Sesau capacita mais de 3 mil agentes de saúde sobre câncer do colo do útero e de mama
. - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenação de Saúde da Mulher, promoveu Capacitação para Enfrentamento do Câncer de Colo do Útero e do Câncer de Mama, voltada para os agentes comunitários de saúde dos municípios alagoanos. O curso, que ocorreu de maneira online, por meio do Google Meet, foi realizado entre os dias 7 e 11 deste mês e, nesta quinta-feira (17), houve uma aula voltada aos participantes que não compareceram a um dos módulos do curso.

A capacitação, oportunidade inédita para os agentes comunitários de saúde em Alagoas, foi ofertada para os 102 municípios alagoanos e tratou sobre a semiologia do câncer, fatores de risco, prevenção e hábitos de vida adequados. Foram capacitados, ao todo, 3.357 agentes de 81 municípios.

Carmem Nascimento, coordenadora da saúde da mulher da Sesau, afirma que o objetivo da capacitação é sensibilizar e informar os agentes sobre os tipos de câncer. “Os agentes de saúde são um elo importante entre a comunidade e a UBS [Unidade Básica de Saúde]. Por isso eles devem receber informação fidedigna diretamente da Sesau, para trabalhar isso junto da comunidade e desmistificar mitos e tabus acerca do câncer de mama e do colo do útero, além de realizar busca ativa das mulheres que ainda são muito imbuídas de tabu”, explicou a coordenadora.

Carmem Nascimento afirmou, ainda, que foi muito gratificante trabalhar esse tema com os agentes de saúde, porque ações de prevenção possuem potencial para reduzir a mortalidade das mulheres acometidas pelo câncer no Estado. Ela esclareceu, por fim, que haverá novas capacitações sobre violência doméstica, toxoplasmose e sífilis até o mês de abril.

O primeiro momento da Capacitação para Enfrentamento do Câncer de Colo do Útero e do Câncer de Mama ocorreu de setembro a novembro do ano passado, em alusão ao Outubro Rosa. O curso, entretanto, foi concluído neste mês de março, por conta do Março Lilás, mês de combate ao câncer de colo do útero.

Maria de Fátima, agente comunitária de saúde do município de Colônia Leopoldina, afirmou que o curso foi muito importante. “O curso foi muito bom, porque adquirimos muito conhecimento sobre prevenção do câncer de colo de útero e de mama. Com isso, nós poderemos passar para a população e poderemos cuidar cada vez melhor da nossa comunidade”, afirmou.

Sobre agentes comunitários de Saúde
– A Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério da Saúde (MS) define agente comunitário de saúde como um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de Atenção Básica à Saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades. O agente comunitário de saúde é o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade.

Sobre o câncer de colo de útero e o câncer de mama – De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em todo o mundo, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente e, entre as mulheres, é o mais comum. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer detectados em mulheres são de mama. O câncer de colo de útero tem aproximadamente 500 mil novos casos por ano no mundo e é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, é responsável pelo óbito de 230 mil mulheres por ano.

Entre todos os tipos de neoplasia, o câncer do colo do útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100% quando diagnosticado precocemente. E com relação ao câncer de mama esse número chega a 95%.