Notícias

Em novo decreto, Governo de AL desobriga uso de máscaras e libera público de eventos

O governador Renan Filho (MDB) detalhou, em entrevista coletiva nesta terça-feira, 15, os números do enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Alagoas.

Por Redação 15/03/2022 17h05
Em novo decreto, Governo de AL desobriga uso de máscaras e libera público de eventos
Em novo decreto, Governo de AL desobriga uso de máscaras e libera público de eventos - Foto: Reprodução / TV Pajuçara

O governador Renan Filho (MDB) detalhou, em entrevista coletiva nesta terça-feira, 15, os números do enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Alagoas. O gestor anunciou que o uso de máscara será facultativo em Alagoas e que vai interromper qualquer tipo de restrição ao público em eventos como teatro, jogos de futebol e outros.

"Estamos tomando decisões de interromper qualquer tipo de restrição que ainda exista com relação a público, a presença, a quantidade de pessoas em teatros, cinemas, estádio de futebol, estacionamentos. Isso vai ser liberado e nós estamos tomando a decisão de liberar as máscaras em ambientes externos e o estado fará uma orientação aos municípios alagoanos que mantenham a máscara em ambientes internos, mas facultará a decisão para cada cidade", disse Renan Filho.

Todos os detalhes do novo decreto serão publicados pelo Governo de Alagoas em edição extraordinário do Diário Oficial do Estado de Alagoas às 18h desta terça-feira, 15.

A ocupação de público em eventos, estabelecimentos e nos transportes coletivos também será ampliada para a capacidade máxima, porém com uso de máscara obrigatório dentro dos veículos coletivos intermunicipais – nos que circulam internamente nas cidades, a decisão é facultada a cada município, bem como em relação ao uso de máscaras em escolas. A venda de mercadorias por ambulantes dentro dos estádios de futebol também será liberada.

"Atendemos todos os alagoanos que precisaram de internação por Covid-19. Ninguém morreu em Alagoas sem ir a um hospital. Muitos foram salvos pela rede hospitalar. E os que vieram a óbito, vieram a óbito em hospital, ninguém morreu em casa, ninguém morreu na rua e ninguém morreu sem oxigênio. Além de atendermos a todos os alagoanos, atendemos brasileiros de outros estados, que viveram em sua rede colapsos, falta de oxigênio e nós os acolhemos aqui", ressaltou o governador, que abriu fala em seguida para o secretário Alexandre Ayres.

"Nós acompanhamos os posicionamentos de outros estados que passaram a liberar as máscaras em ambientes abertos e, ao observamos os números semanais e a estabilização da pandemia aqui no estado, fechamos questão na saúde pública do estado e conversamos com o grupo técnico do governo para que a gente pudesse tomar essa decisão. Uma decisão prudente, serena, que vem de encontro ao que o Governo de Alagoas realizou durante esses dois anos. Somos um dos poucos estados do Brasil que não houve colapso na sua rede hospitalar", afirmou o secretário estadual da Saúde, Alexandre Ayres.

Antes da coletiva, em entrevista à imprensa durante o lançamento de mais uma etapa do projeto "Vida Nova Nas grotas", Renan Filho disse que idosos outros grupos de risco devem continuar usando máscara, mesmo com o fim obrigatoriedade.

"Hoje o estado de Alagoas possui condições epidemiológicas de liberar as máscaras no ambiente ao ar livre. Como o governador disse, a gente está facultando aos municípios a análise a partir da sua vigilância sanitária, todo município tem a sua autonomia e cabe a ele a execução dessa fiscalização, e os gestores municipais assumirão a partir de agora essa responsabilidade de analisar internamente", complementou Ayres.