Notícias
Lula pede para que Renan Filho conclua seu mandato como Governador de AL
Para o ex-presidente, a permanência de RF no cargo pode ampliar seu palanque no Estado
O último encontro entre Renan Filho (MDB) e Lula (PT) teve como pauta as eleições gerais de 2022 e foi demorado por conta da discordância entre algumas propostas feitas pelo ex-presidente da República. Entre elas, o pedido para que o Governador de Alagoas permaneça no cargo até o final do seu mandato.
Diante da polarização com Jair Bolsonaro (PL) apresentada em pesquisas, Lula entende que, se o governador não se desincompatibilizar do cargo para disputar a única vaga do Estado no Senado Federal, seu palanque poderá ampliar ser ampliado, proporcionando vantagem nas urnas.
Como recompensa, Renan Filho seria indicado para assumir um ministério no Governo do PT, caso Lula saia vitorioso do pleito. Recentemente, o governador usou as redes sociais para interagir com seus seguidores e falar sobre suas expectativas para as eleições. Ele chegou a revelar que tem simpatia pelos ministérios da Economia e da Integração Nacional.
De acordo com um importante interlocutor do Palácio República dos Palmares, Renan Filho ainda decidiu seu futuro político. “Ele está avaliando a possibilidade de ficar sem mandato e acabar tendo um fim político trágico como outros nomes que não conseguiram sequer ganhar uma eleição para vereador. Ele é economista e está calculando os riscos”, disse o informante.
Embora tenha dito que “o vice de Paulo Dantas já está indicado, apenas falta escolher o nome”, Renan Filho pode acabar mudando todo o cenário eleitoral com a decisão que deverá tomar até o dia 1º de abril. Um deputado governista acredita que, “mesmo Paulo Dantas não assumindo como governador-tampão, Renan Filho deverá usar o resto do mandato para apoiá-lo na sucessão estadual”.
Como a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) vai reagir a decisão que for tomada, será outra surpresa. Fato é que Renan Filho já demonstrou que tem interesse em estar ao lado do pai a partir do próximo ano no Senado Federal.