Notícias
Em dois anos, número de mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha aumentou 200% em Maceió
Em dois anos, o número de mulheres que passaram a ser assistidas pela Patrulha Maria da Penha, em Maceió, aumentou 200%. Em 2019, 159 mulheres foram assistidas pela Patrulha. Em 2020, o número saltou para 354 e, em 2021, chegou a 478.
A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, afirmou que o Dia da Mulher, comemorado nesta terça-feira (08), é uma data muito importante para todas as mulheres do mundo.
“É o momento do enfrentamento à violência contra a mulher, de buscarmos oportunidades. É o momento de buscarmos o encontro de todos os movimentos sociais, em que precisamos pensar em políticas públicas para todas as mulheres”, reforçou.
Somente em 2021, a Semudh, através do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), atingiu a marca de 1.320 procedimentos de apoio a mulheres, que são contabilizados de acordo com a utilização dos serviços disponíveis, entre atendimento jurídico, psicológico, social e a confecção de Boletins de Ocorrência de violência doméstica.
A secretária explicou que o serviço mais utilizado pelas mulheres foi o de atendimento psicológico continuado, contabilizando 350 procedimentos, seguido pelo atendimento jurídico, com 221.
No CEAM, também ocorrem envios de medida protetiva e encaminhamentos para o Instituto Médico Legal (IML), além do registro de Boletim de Ocorrência com o apoio da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública.
“A Semudh desenvolve anualmente, em seu calendário de ações, as campanhas de conscientização da população por meio de palestras e eventos dentro da temática, por todo estado de Alagoas e especialmente entre os grupos de vulnerabilidade e em comunidades tradicionais, como o Agosto Lilás e o Maria da Penha Vai às Escolas”, disse Maria Silva.
Fonte: Cada Minuto