Notícias

Maceió avança nas obras da ciclovia na Avenida Fernandes Lima

Outros corredores podem receber via exclusiva para ciclistas, segundo a prefeitura

05/03/2022 17h05
Maceió avança nas obras da ciclovia na Avenida Fernandes Lima
. - Foto: Reprodução

Duzentos mil ciclistas serão beneficiados com a conclusão da ciclovia da principal avenida da capital. A obra está orçada em R$ 2,6 milhões e o prefeito JHC prevê a instalação de novas ciclovias na Rota do Mar e na Avenida Menino Marcelo (Via Expressa).

As obras da ciclovia que corta a avenida Fernandes de Lima de ponta à ponta estão ocorrendo em duas frentes de trabalho. Uma das equipes está trabalhando após o Hospital Veredas. O serviço de momento é a regularização de aterro para a concretagem e rejuntamento de meio-fio. Outro grupo de trabalhadores já está atuando em frente ao supermercado Extra, da Gruta de Lourdes.

Para o prefeito JHC, a obra é um presente que Maceió vai receber em breve, após anos de espera e sem a devida atenção do poder público.

“É uma forma de mobilidade que o mundo inteiro busca, dando mais segurança aos ciclistas e também aos pedestres. Atualmente, as bicicletas e os pedestres competem com os carros, deixando os trabalhadores sem alternativa para ir ao serviço e impedindo os ciclistas de praticarem esportes”, ressaltou JHC.

Mais de 1,2 km está concluído na ciclovia da Fernandes Lima, o que dá esperança para a turma que usa a bicicleta como ferramenta de trabalho ou de lazer.

A proposta do prefeito é incentivar ainda mais o uso do pedal como meio de locomoção em Maceió. Há previsão, conforme JHC, de construção de uma faixa exclusiva para ciclistas na Via Expressa e na Ecovia Norte, que não estava previsto no projeto inicial. Os estudos estão adiantados e, em breve, a Prefeitura fará o anúncio do modelo a ser adotado nestas importantes vias.

Localizada em um dos principais eixos viários da cidade, a ciclovia é uma obra aguardada há mais de 10 anos pelos ciclistas que diariamente circulam pela região. Ela inicia na Praça Centenário e finaliza nas imediações da Faculdade Facima, no Canaã, com a extensão total de 4.841,34 metros (que equivale a 4,8 km).

JHC explica que para este ano de 2022 os estudos para o avanço da ciclovia para outros bairros da parte alta de Maceió.

“Vamos avançar nos trechos 2 e 3. Fase de projeto que vem desde o Aeroporto até o Tabuleiro do Martins. Atualmente, estamos trabalhando na Facima, na Gruta de Loures e no Centro da avenida”, contou o prefeito.

O trecho 1 deve ser concluído ainda este ano de 2022.

Fonte: Gazeta Web