Notícias
Oficial: Fifa proíbe a Rússia de disputar Eliminatórias e Copa do Mundo
Decisão, tomada em conjunto com a Uefa, é resposta da entidade à invasão da Ucrânia e afeta também futebol feminino e categorias de base
A Fifa intensificou as sanções direcionadas a Rússia, em resposta aos conflitos deflagrados na Ucrânia na última semana. Nesta segunda (28/2), a entidade máxima do futebol anunciou que a equipe não disputará mais a repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo, consequentemente, não irá para a disputa do mundial.
Com a decisão, as seleções masculina, feminina e as equipes de base estarão impedidas de competir. O mesmo acontecerá no âmbito dos clubes, já que a Uefa também punirá os clubes russos dentro de suas competições: Champions League, Liga Europa e Conference League.
A decisão da Fifa é semelhante à sanção aplicada pelo COI, nesta segunda, que impede que atletas da Rússia e de Belarus participem de qualquer competição.
A Rússia teria uma partida contra a seleção da Polônia no dia 24 de março, válido pela repescagem das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo. Com a suspensão, a equipe polonesa garantiu a classificação automática.
Um primeiro de pacote de sanções havia sido anunciada no domingo (27/2), mas ainda dava possibilidades de disputa. Com a decisão desta segunda, toda a atividade de clubes e das seleções que representam a Rússia internacionalmente está interrompido.
Fonte: GazetaWeb