Notícias
Prefeitura de Maceió lança a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa para alunos da rede municipal
Cerca de 90 escolas participam do projeto, que tem como homenageado o poeta e escritor alagoano, Lêdo Ivo
Com o objetivo de incentivar a leitura e a criatividade literária dos estudantes, a Prefeitura de Maceió lançou, nesta quarta-feira (23), a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) de Maceió, que traz como tema 'Maceió: um olhar para a cultura local'. Cerca de 90 escolas da rede pública municipal de ensino participam do projeto, que tem como homenageado o poeta e escritor alagoano, Lêdo Ivo.
A solenidade de abertura ocorreu na quadra da Escola Municipal Rui Palmeira, localizada no bairro Vergel do Lago. Estavam no local mais de 30 pessoas, entre elas, o vice-prefeito, Ronaldo Lessa, o secretário da Educação, professor Elder Maia, alunos, professores e outras autoridades do Município.
Lessa realizou um discurso durante o evento agradecendo às pessoas que estão contribuindo para a cultura no Município. O vice-prefeito falou da importância de ícones da literatura alagoana, como o escritor Graciliano Ramos. Para ele, a Olimpíada dá a oportunidade aos alunos de escrever poesias e registrar na escrita poética as suas vivências.
"A literatura é a forma de escrever que faz a gente viajar. Conhecemos o mundo através da nossa língua e do pensamento que esses poemas ensejam na nossa vida, ao nos identificarmos quando lemos essas histórias. Eu já fui professor e hoje sei que tudo na vida, tudo que a gente pode sonhar, ou simplesmente amar, vai depender da escola e dessas ações. A escola é da sociedade, os alunos, funcionários e os pais devem participar", enfatizou o vice-prefeito.
Um grupo de arte-educadoras contou histórias sobre a importância da leitura e da imaginação infantil. O professor e poeta, Emanuel Galvão, declamou textos de Lêdo Ivo. Adultos e crianças interagiam com o grupo e alegraram o ambiente com leituras e contação de histórias.
O secretário Municipal de Educação, professor Elder Maia, destacou que a língua portuguesa nos leva a mundos infinitos e motiva a nossa imaginação.
"Eu sou absolutamente apaixonado pela língua, qualquer espaço que eu tenho, eu sou um leitor contumaz. Me tornei professor, pesquisador, secretário porque a eloquência da língua nos leva a mundos infinitos. Qualquer lugar que a gente chega basta a gente usar as palavras corretamente, que a gente consegue ter uma série de benefícios. Esta é a nossa língua materna. Não há nada mais fascinante do que o mundo do imaginário", revelou Elder.
Oficina
A oficina de Língua Portuguesa será uma das ações integradas à olimpíada, que contará com a participação do professor Emanuel Galvão e outros docentes. A ação acontece de março a julho deste ano e terá dois encontros por mês em cada escola. A oficina é direcionada para os alunos do Ensino Fundamental e para a qualificação de professores.
"A proposta é levar até as crianças em primeiro lugar o contato com os escritores, porque há uma distância muito grande. Muitas crianças ficaram empolgadas porque nunca tinham visto um escritor. E a metodologia será levar alguns textos de autores alagoanos, dos alunos e professores. Essa interação junto aos estudantes faz com que eles se animem. Haverá também um plano pedagógico junto aos professores", explicou o professor Emanuel Galvão.
O objetivo da oficina é preparar o aluno para que ele consiga realizar seus textos. Depois disso, a direção da escola escolhe algumas destas escritas para concorrer na olimpíada.
"Que essa olimpíada estimule nossos alunos, o interesse pela leitura, pela escrita, que desperte os sonhos, a imaginação", disse a diretora da escola Rui Palmeira, Vera Cavalcante.
Inscrições para a OLP
As inscrições para a 1ª Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió acontecem do dia 3 a 11 de março deste ano. Os alunos do 1º ao 5º e do 6º ao 9º anos poderão concorrer ao 1º, 2º e 3º lugares, escrevendo textos de três gêneros: poemas, memórias literárias e crônicas, com assuntos sobre questões socioculturais do Município.
O processo de seleção dos textos será realizado em duas etapas. Cada texto será escolhido nas respectivas escolas e depois os vencedores serão selecionados pela Semed.
Premiação
Primeiro lugar geral
Tablet e viagem para Coimbra, Portugal
Segundo lugar geral:
Tablet e viagem para o Rio de Janeiro, Academia Brasileira de Letras (ABL)
Terceiro lugar geral
Tablet e viagem para São Paulo, para conhecer o Museu da Língua Portuguesa

As 10 mais lidas
Influenciadora Beatriz Miranda é encontrada morta com sinais de enforcamento dentro de carro incendiado
2VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
3Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
4ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
5Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7Homem é preso usando tornozeleira eletrônica falsa em Duque de Caxias
8Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
9OpenAI lança ferramenta de geração de imagens no ChatGPT com estética estilo Studio Ghibli
10Na tribo Bodi, localizada na Etiópia, os homens mais desejáveis e atraentes são os que têm a maior barriga.
