Notícias
Prefeitura de Maceió inicia implantação da rede de esgotamento sanitário na Avenida Deputado Humberto Mendes
Obras fazem parte do programa 'Renasce Salgadinho'
A Prefeitura de Maceió, por meio do programa Maceió Tem Pressa e do projeto 'Renasce Salgadinho’, deu início às obras de esgotamento sanitário na Avenida Deputado Humberto Mendes, no bairro Poço. Nesta semana, começaram a ser implantados os tubos que irão receber os efluentes, que antes desaguavam no riacho, e agora serão conduzidos para o emissário submarino.
Com a via totalmente interditada e devidamente sinalizada, cerca de 20 operários vão trabalhar diariamente durante os turnos da manhã e da tarde para que os serviços sejam executados. Cerca de 480 metros de tubulação, de 315 milímetros, serão colocados em uma profundidade média de 1,30 metro.
Antes do início das intervenções, a equipe socioambiental também realizou um trabalho informativo porta a porta, onde aproximadamente 60 residências e prédios comerciais foram informados que a região passaria por obras e teria algumas interdições.
“Esse trabalho é fundamental, para que a obra ocorra sem maiores transtornos e toda comunidade saia satisfeita. Além de mostrar os prazos da obra, também conversamos um pouco com os moradores e explicamos o que significa e como irá funcionar o andamento do Renasce Salgadinho”, explicou a coordenadora socioambiental do Consórcio DCH, Jade Varallo Corte.
O coordenador do programa Maceió Tem Pressa, Marcelo Maia, explicou sobre o objetivo dos trabalhos com a implantação da tubulação. Ele destacou a importância da obra para os maceioenses.
“Todo esgoto lançado de maneira irregular no riacho acaba indo parar na Praia da Avenida e, por meio do Renasce Salgadinho, essa realidade vai mudar. Com as estações elevatórias, os efluentes serão conduzidos pela linha de recalque, que são essas tubulações que estão sendo implantadas, para que todos os dejetos cheguem ao emissário, o destino correto. É uma obra muito importante, que vai mudar a cara de Maceió. Aliado com outras ações que serão desenvolvidas em paralelo, o Salgadinho deixará de receber esgotos clandestinos”, finalizou.
Fonte: Prefeitura de Maceió