Notícias

Família imigrante da Venezuela busca abrigo em União dos Palmares

Por Laura Costa 11/02/2022 18h06 - Atualizado em 11/02/2022 18h06
Família imigrante da Venezuela busca abrigo em União dos Palmares
. - Foto: Alan Santos

Uma família de Venezuelanos, está buscando abrigo em União dos Palmares e precisando de ajuda. Nossa equipe conversou com a família, que nos relatou as dificuldades que vêm enfrentando para se estabelecerem desde que pisaram em solo brasileiro.

A fome e a guerra da Venezuela, levou a família a deixar sua casa, sua cultura e buscar novos caminhos no Brasil. Alagoas foi o estado escolhido por eles, e há semanas eles percorrem algumas cidades alagoanas em busca de emprego. Eles também pedem ajuda em alimentação.

Estes imigrantes precisam do olhar dos empresários de União dos Palmares, para que possam enfim, levar uma vida normal e digna. 

Entenda como funciona a imigração de venezuelanos no Brasil

De acordo com o Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), depois dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo destino mais procurado pelos venezuelanos, seguido da Argentina, Espanha, Uruguai e México. As nações receberam milhares de solicitações de migração neste ano.

A maioria dos venezuelanos que chega aqui entra pela fronteira com Roraima, segundo a organização Human Rights Watch. Eles solicitam por refúgio, uma permissão para permanecer no Brasil na condição de refugiados, o que significa que precisaram deixar o país de origem por motivos de perseguição política ou crise humanitária. Também procuram por trabalho temporário e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), devido ao precário atendimento médico, quando existia, em seu país natal.

Situação da Venezuela

A Crise da Venezuela é um fenômeno econômico, social e político que vem acontecendo no país desde 2012. Nos últimos dois anos, entretanto, a situação se agravou quando milhares de venezuelanos começaram a deixar o o país devido a escassez de alimentos e recursos energéticos.

O presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, foi impedido pela polícia de entrar no Parlamento e assim disputar a reeleição ao cargo. Atualmente o país segue sob o regime de Nicolas Maduro.