Notícias
Saúde pede e Anvisa remarca reunião sobre autotestes de Covid para 2ª
Encontro aconteceria nesta sexta-feira (21/1), mas foi remarcado a pedido do Ministério da Saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que foi remarcada para a próxima segunda-feira (24/1) a reunião com o Ministério da Saúde acerca da liberação da venda dos autotestes de Covid-19.
O adiamento teria sido feito a pedido do MS, que solicita a autorização do uso desse tipo de testes no Brasil. A princípio, o debate seria realizado nesta sexta-feira (21/1)
“O indivíduo deve seguir todas as instruções do fabricante para realização do teste e atender à orientação de que, a partir do resultado obtido na autotestagem, procure uma unidade de atendimento de saúde (ou teleatendimento) para que um profissional da saúde, mediante as estratégias já postas pelo Ministério da Saúde, realize a confirmação do diagnóstico e notificação, e para receber as orientações pertinentes de vigilância e assistência em saúde”, destacou a Saúde em comunicado.
O autoteste será usado, segundo a pasta, como “estratégia de triagem”. Indivíduos que apresentam sintomas ou tenham sido expostos ao vírus Sars-CoV-2 poderão realizar o exame caso a liberação ocorra.
O Ministério da Saúde argumenta, em nota enviada à Anvisa, que a utilização dos autotestes seria parte do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19. O objetivo seria “o diagnóstico da Covid-19 por meio do teste rápido de antígeno (TR-AG) para pessoas sintomáticas e assintomáticas com foco na monitorização da situação epidemiológica e direcionar os esforços na contenção da pandemia no território nacional”.
Fonte: Gazetaweb