Notícias

União dos Palmares recebe Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde para a abertura de uma portaria que atenderá as comunidades quilombolas

A abertura da portaria foi oficializada hoje,17, na comunidade quilombola muquém e também serviu para vacinar a primeira criança do munícipio.

Por Laura Costa 17/01/2022 20h08 - Atualizado em 17/01/2022 21h09
União dos Palmares recebe Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde para a abertura de uma portaria que atenderá as comunidades quilombolas
. - Foto: Alan Santos / Zona 10

União dos Palmares, cidade da zona da mata alagoana, recebeu hoje,17, o Secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Rafael Câmara. Ele veio representando o ministro da saúde Marcelo Queiroga. Na comitiva do Governo Federal também estava presente o representante do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Vitor. A pasta desse ministério pertence a ministra Damares, que não pôde comparecer a cerimônia por ter contraído Covid-19. Marcos Peixinho, Coordenador da Atenção Básica também fez parte da comitiva.

A solenidade para a oficialização da portaria aconteceu na Comunidade Quilombola Muquém e reuniu vereadores e todo o secretariado municipal. O prefeito de União, Areski Freitas e o vice-prefeito Junior Menezes, acompanhado de sua esposa Alane Menezes, fizeram parte da frente de honra organizada no Espaço Cultural do Muquém, dividindo o espaço também com Dona Irinéia, uma artesã da região, conhecida mundialmente pelo trabalho que desenvolve a anos no munícipio.

A secretária de saúde do munícipio Geane Vergeti, aproveitou a ocasião para reivindicar e apresentar propostas de melhorias para a saúde pública de União dos Palmares. 

"Eu acho que eu nunca tinha visto essas andanças do governo federal para lançar uma portaria dessa magnitude, que tenho certeza que fará uma grande diferença, e claro que daqui pra frente a gente mantenha esse vínculo, que a gente consiga não só para nossa comunidade mas para o nosso município muito mais benefícios com relação a questão da saúde para que a gente consiga sair vencendo e fazer principalmente, aquele trabalho relacionado as necessidades das pessoas" disse o prefeito Kil, na ocasião. 

O ministério da saúde vai repassar 27 milhões para o aumento de cadastros na Atenção Primária à Saúde(APS). Esta ação vem da vontade do Governo Federal em acompanhar cada vez mais a saúde da população quilombola.

Uma das ações fundamentais da Atenção Primária é o cadastramento do cidadão nos sistemas de informação. O cadastro é o registro da pessoa no SUS. Ele pode ser feito durante uma consulta de rotina na Unidade Básica de Saúde ou no atendimento domiciliar. O cadastro é feito pelos integrantes das equipes de saúde, ou seja, por aqueles profissionais que acompanham a comunidade.

“Nossas ações não são apenas para ampliar o acesso e a qualidade da assistência para a população quilombola, mas também para dar visibilidade a essas comunidades. Neste governo ninguém fica para trás. Os profissionais de saúde do SUS são grandes aliados para melhorar a saúde das comunidades tradicionais do nosso País”, garantiu o secretário de Atenção Primária à Saúde, Dr. Raphael Parente.

A agenda do Secretário Rafael Câmara seguiu extensa, e após a cerimônia no espaço cultural, todos se dirigiram a UBS(Unidade Básica de Saúde) da comunidade para prestigiar a primeira criança palmarina  sendo vacinada com a vacina da Pfizer destinada a crianças de 5 a 11 anos. Michaele Vitória dos Santos, de 10 anos, foi a primeira a receber o imunizante. O momento foi marcado por muita emoção, e posteriormente, mais 9 crianças foram imunizadas. 

Os 3 representantes do Governo Federal ainda visitaram a Serra da Barriga, para conhecer a história e o lugar que foi palco da resistência negra e que hoje é patrimônio federal, vinculado ao Ministério do Turismo. Confira: