Notícias

Companhia aérea Latam cancela dez voos em Alagoas por causa da pandemia de Covid-19

Em todo o País, 528 voos foram cancelados e, em alguns casos, reprogramados por conta do afastamento de integrantes da tripulação

10/01/2022 19h07
Companhia aérea Latam cancela dez voos em Alagoas por causa da pandemia de Covid-19
Latam orienta os passageiros que, antes de se dirigirem aos aeroportos, confiram o status do voo diretamente no site da companhia - Foto: Reprodução

A companhia aérea Latam informou nesta segunda-feira (10) que cancelou dez voos em Alagoas por conta de afastamento de integrantes da tribulação em decorrência de Covid-19. Somente nesta segunda, a companhia cancelou oito voos — quatro deles saindo de Guarulhos (SP) com destino final no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, localizado em Rio Largo, e outros quatro saindo da capital alagoana com destino a São Paulo.

Outros dois voos que deveriam acontecer na quinta-feira (13) — Guarulhos-Maceió e Maceió-Guarulhos — também foram cancelados pela companhia aérea. Além dela, a Azul também anunciou o cancelamento de voos, mas não informou quais teriam Alagoas como destino ou partida.

Em todo o País, 528 voos foram cancelados e outros, em alguns casos, reprogramados por conta do afastamento de integrantes da tripulação. O avanço da variante ômicron tem deixado equipes de pilotos e comissários de bordo em licença médica.

Como se trata de uma mão de obra altamente especializada, que exige semanas ou meses de treinamento para quem já é habilitado, não é possível uma reposição imediata.

Em comunicado, a Latam orienta os passageiros que, antes de se dirigirem aos aeroportos, confiram o status do voo diretamente no site da companhia.

O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) informa não ter dados oficiais sobre o total de profissionais afastados por licença médica. Mas indica que o percentual de afastamentos é maior na Azul porque a companhia já estava operando no limite da sua capacidade.

De acordo com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), no intervalo entre dezembro de 2020 e novembro de 2021, a participação da Azul atingiu 33,6% em receita por passageiro por quilômetro (RPK, na sigla em inglês), uma alta de 6,8 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior (26,8%), o que levou a Azul à liderança do setor.













































Fonte: GazetaWeb