Notícias

Maceió vai ampliar estrutura para vacinar crianças contra a Covid-19

Gabinete de Gestão contra a doença diz que capital prepara ambiente apropriado à vacinação; Em Alagoas, 27 vítimas que não resistiram ao novo coronavírus tinham até 10 anos

29/12/2021 17h05
Maceió vai ampliar estrutura para vacinar crianças contra a Covid-19
Em Alagoas, 27 vítimas que não resistiram ao novo coronavírus tinham até 10 anos - Foto: Reprodução

Quando começar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, no mês de janeiro, Maceió irá ampliar o número de unidades de saúde para atender esse público. Em Alagoas, 27 vítimas que não resistiram ao novo coronavírus tinham até 10 anos.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19 (GGI-Covid) em Maceió, Claydson Moura, disse à reportagem que será criado um ambiente apropriado para os pequenos, que terão acesso a atividades lúdicas nos pontos de vacinação. “Acreditamos que será um público numeroso, por isso, estamos preparando tudo para atender às crianças. O número de unidades de saúde será ampliado de 20 para 30, fora os pontos externos que continuam”, disse.

Segundo Moura, já foram aplicadas mais de 1,5 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 em Maceió. Mais de 90% da população que reside na capital tomou a primeira dose e se aproxima de 88% os que estão totalmente imunizados.

EXPECTATIVA


“Nunca tive receio. Estamos aguardando ansiosamente o início da vacinação para que meu filho tome a vacina. Conversamos com ele sobre esse momento e ele tem acompanhado o que tem acontecido em relação à pandemia”, comemora a assistente social Salete Santos, que irá acompanhar o filho Bernardo, e 6 anos, té um ponto de vacinação quando chegar a vez dele, em janeiro. Salete Santos, que teve parentes infectados pelo novo coronavírus, mas sem gravidade, diz que o filho está com um pouco de medo da vacina (como ocorreu em outras situações), mas está preparando ele para a hora da imunização. “Estamos na expectativa do momento dele. Eu mesma já tomei as três doses”, diz a assistente social.

CONSULTA PÚBLICA

Segundo o MS, a posição favorável à vacinação poderá ser formalizada no dia 5 de janeiro, após o fim do prazo da consulta pública aberta para tratar da questão, se a recomendação for mantida. Em nota, a Prefeitura de Maceió informou que vai aumentar de 20 para 30, durante o mês de janeiro, o total de unidades de saúde adaptadas para a vacinação contra a Covid-19, para atender à ampliação da demanda com a inclusão das crianças de 5 a 11 anos no público-alvo.


“O atendimento nesses locais será feito sem a necessidade de agendamento, assim como já ocorre atualmente. Os locais de vacinação se somam aos pontos fixos já existentes e às unidades móveis e ações itinerantes, que aproximam a campanha de imunização da população”, informa trecho da nota da Prefeitura.

O Ministério da Saúde informou na última segunda-feira (27) que a vacinação de crianças contra a Covid-19 deve começar em janeiro de 2022 e que a recomendação é para inclusão dessa faixa etária no Plano Nacional de Imunização.

No dia 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina produzida pelo consórcio Pfizer-BioNTech em crianças com idade de 5 a 11 anos. Em seguida, a Associação Médica Brasileira (AMB) defendeu a vacinação de crianças. “Enfatizamos que crianças podem também ser acometidas pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada ao SARS-Cov-2; desenvolverem sequelas e Covid longa. Portanto, a vacinação é essencial para reduzir/evitar sofrimento, hospitalizações e mortes”, declarou a AMB.














































Fonte: GazetaWeb