Notícias
Secretaria de Saúde confirma que grávida residente em Coqueiro Seco havia morrido de Covid em março
Coqueiro Seco foi o primeiro município de Alagoas a cumprir 100% de imunização com a vacina Coronavac, no primeiro estágio da pandemia

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) da quinta-feira (16), apresentou dois óbitos por Covid-19 e 14 novos casos. A bibliotecária Gislaine Stefany Cavalcante Peixoto, de 31 anos, que residia em Coqueiro Seco, estava no sexto mês de gestação quando foi diagnosticada com coronavírus. Ela e o bebê não resistiram.
O detalhe é que Gislaine faleceu no dia 24 de março deste ano, no Hospital Veredas. “Ela recebeu todos os cuidados necessários no Hospital Veredas. A situação evoluiu e ela teve que ser entubada. Para nós consta que o óbito, datado no dia 24 de março, foi registrado no boletim de vítimas de Maceió, porque não há evidência do contágio em Coqueiro e porque todo procedimento aconteceu em Maceió”, destaca a secretária Aline Toledo.
Explicação
Os boletins diários de casos e óbitos da Covid-19 não informam a data dos diagnósticos das vítimas, nem do óbito, porque tudo passa por procedimento criterioso de investigação para confirmar a causa da morte e alguns laudos são emitidos por laboratórios de fora do Estado.
De acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesau, no caso dos óbitos maternos, que se referem às gestantes e puérperas – mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias – exige-se uma investigação específica para descartar doenças ocasionadas pela gestação. Em alguns casos, por exemplo, a investigação é superior a no mínimo 60 dias. Por esta razão, os óbitos informados no Boletim Epidemiológico da Sesau são divulgados seguindo a data da conclusão da investigação e inclusão no sistema e não a data em que eles ocorreram.
“Foi o que aconteceu no caso da Gislaine. Demorou para confirmar o resultado. Em tempo reforço que, no mesmo período do contágio da Gislaine, a Sesau havia confirmado, e a imprensa repercutiu, que Coqueiro Seco foi o primeiro município a cumprir 100% de imunização com a vacina Coronavac”, explica a secretária.
Saúde referência
Com nota 10 em seis dos sete indicadores avaliados pelo Ministério da Saúde, o município de Coqueiro Seco conquistou o primeiro lugar em Alagoas e o terceiro no país no ranking do programa Previne Brasil, criado pelo Governo Federal em 2019, como novo modelo de financiamento da Atenção Primária do SUS.
A avaliação é feita três vezes por ano. Em cada quadrimestre o Ministério da Saúde atualiza e divulga o ranking, que leva em conta o repasse de incentivos financeiros aos municípios. “Cuidar das pessoas é o nosso lema em Coqueiro Seco. Aplicamos 100% dos recursos federais na saúde primária. Com o apoio do Estado a gente aproxima a gestão das pessoas e entre nossas secretárias o trabalho é compartilhado. Assim, conseguimos mapear o município e executar as ações de maneira organizada”, destaca a prefeita Decele Damaso.
Saúde Nota 10
Pelo registro do Ministério da Saúde, Coqueiro Seco atingiu nota máxima na estratégia de cobertura de pré-natal, atendimento a gestantes, diabéticos, hipertensos, saúde bucal e realização de exame citopatológico. Quando o programa iniciou Coqueiro Seco estava na posição 50.
Fonte: Prefeitura de Coqueiro Seco

As 10 mais lidas
Influenciadora Beatriz Miranda é encontrada morta com sinais de enforcamento dentro de carro incendiado
2Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
3VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
4ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
5Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
6Homem é preso usando tornozeleira eletrônica falsa em Duque de Caxias
7Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
8Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
9OpenAI lança ferramenta de geração de imagens no ChatGPT com estética estilo Studio Ghibli
10Terry Crews é Reconhecido pela Revista People como "Pessoa Menos Odiada do Mundo"
