Notícias

Formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência de Flexeiras acontece hoje

A cerimônia vai acontecer na praça Multieventos

Por Redação 17/12/2021 11h11 - Atualizado em 17/12/2021 14h02
Formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência de Flexeiras acontece hoje
A solenidade vai acontecer a partir das 14h, na praça multieventos - Foto: Divulgação

Os alunos da rede municipal do município de Flexeiras, zona da mata alagoana, através da Secretária de Educação e Assistência Social, vão participar da formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD), nesta sexta-feira, 17.

A solenidade vai acontecer a partir das 14h, na praça multieventos. Será o fechamento de um ciclo desse programa que apresenta bons resultados, que além de trabalhar com o público mais jovem, o PROERD também oferece capacitação para pais e responsáveis, como aconteceu em setembro desse ano.

A programação vai contar com, a entrada do mascote do programa, canto do Hino Nacional e da Bandeira, apresentação do histórico do programa, apresentação dos professores além de uma homenagem ao policial instrutor, música como a "canção da paz" do grupo Roupa Nova, uma paródia do PROERD do grupo Skank e a canção do programa também.

Antes da canção do PROERD que vai finalizar a solenidade de formatura, haverá uma apresentação dos alunos que foi preparada especialmente para esse momento de formatura. 

O que é o Proerd

PROERD é um programa de caráter educativo e preventivo, que tem como modelo de atuação o projeto D.A.R.E (Educar para Resistir ao Abuso de Drogas) desenvolvido na Cidade de Los Angeles, Califórnia, em 1983. O PROERD existe em mais de 64 países. As ações desenvolvidas tem como missão educar crianças, reunindo esforços da família, polícia e escola. Além de fortalecer a autoestima do aluno e apresentar para ele um modelo positivo de vida.

No Brasil chegou em 1992 com a missão de prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes das escolas do Rio de Janeiro. Em Alagoas o PROERD chegou em 2002. Com 17 anos de caminhada no estado, já foram formados mais de 200 mil alunos.

Não é apenas com os estudantes que o PROERD atua, mas também com os pais ou responsáveis através do PROERD comunitário. Eles são orientados de como atuar na prevenção ao uso de drogas e a prática de violência. Sendo assim,o PROERD passou a ser a resposta das polícias militares no combate ao uso de drogas.

Fonte: Ascom Flexeiras