Notícias
Filha denuncia cancelamentos de cirurgia de idosa no Hospital Regional da Mata: "Por favor, olhe para a gente”
Paciente tem deficiência visual, deficiência mental e toma remédio controlado; ela ficou internada após cair em casa e quebrar a perna
“Por favor, olhe para a gente”, “pelo amor de Deus, olhe para esse povo aqui”. Esse é o pedido desesperado de uma filha que está com a mãe idosa de 71 anos, identificada como Maria do Carmo dos Santos, internada no Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas. Ela denuncia que a unidade hospitalar marca e desmarca, em cima da hora, a cirurgia que a mãe necessita.
Sem saber a quem recorrer, a mulher, que se identifica como Quitéria, gravou um vídeo e divulgou nas redes sociais. As imagens, que foram publicadas pelo portal de notícias O Alagoano, mostram a mãe idosa em um leito, com ferros na perna. Quitéria diz ainda que outras pessoas no hospital estão fazendo cirurgia, mas a mãe dela e outros idosos, não. Nesse momento, ela mostra outros pacientes idosos nos leitos, alguns sozinhos.
A mulher conta que está com a mãe internada há um mês. Ela explicou que a idosa sofreu um tombo em casa e quebrou a perna. Desde então, ela aguarda uma cirurgia para colocar uma tala na perna e tirar os ferros.
“Ela é uma pessoa que tem diabetes, tem 71 anos e está precisando desse procedimento. Os médicos quem comunicam para a gente. Marca cirurgia. No dia da cirurgia, o paciente fica com fome. No dia anterior, 24 horas sem o alimento, de jejum, esperando ser operada né, o procedimento cirúrgico, e quando chega à tarde, no final da tarde, recebe a notícia de que a cirurgia foi suspensa. Isso acontece três, quatro vezes com o mesmo paciente”, narra.
Quitéria contou que a mãe é diabética, tem deficiência visual, deficiência mental, toma remédio controlado, e que é difícil de controlar quando ela se agita. “Principalmente quando a cirurgia é marcada e não acontece, ela fica muito ansiosa e é muito difícil controlar, fica o tempo todo sedada."
A mulher explicou ainda que havia mais pessoas no local onde a mãe dela está, mas foram transferidas para outra sala, porque, segundo ela, há risco de infecção por bactéria no hospital. Quitéria também relatou a falta de materiais no hospital. Por fim, sem saber mais a quem recorrer, Quitéria termina o vídeo dizendo que sua mãe e os outros idosos que aparecem no vídeo precisam de “misericórdia”. “Não sei se é o governador do Estado, não sei se é o prefeito do município, não sei!”
OUTRO LADO
Por meio de nota, o Hospital Regional da Mata (HRM) informou que o procedimento cirúrgico da paciente Maria do Carmo dos Santos está previsto para acontece neste sábado (18).
Fonte: Gazetaweb