Notícias
Goiás confirma primeiros casos da ômicron; pacientes não foram ao exterior
A Secretaria da Saúde de Goiás informou neste domingo (12) que o estado confirmou os dois primeiros casos de covid-19 pela variante ômicron. São duas mulheres, de 46 e 20 anos, que moram em Aparecida de Goiânia, município na região metropolitana da capital, Goiânia. Elas não estiveram fora do Brasil.De acordo com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, as duas pacientes estão com sintomas leves.
Segundo a secretaria estadual, há mais dois casos sob investigação no município de Valparaíso de Goiás, a 35 quilômetros de Brasília. Os dois pacientes chegaram recentemente de viagem à África e apresentam sintomas leves. A previsão é de que o resultado do sequenciamento genético seja conhecido na terça-feira (14).
Outros casos confirmados - Neste sábado (11), o estado de São Paulo confirmou o quarto caso da ômicron no estado. O paciente é um homem de 67 anos que não esteve em outros países. Os três anteriores eram de pessoas que estiveram no exterior. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, ainda não é possível dizer se a situação configura uma transmissão local, ou seja, um caso em que um paciente é infectado por outro que esteve no exterior. Quando a transmissão ocorre entre pacientes que não estiveram em outros países ela é classificada como comunitária.
As autoridades de saúde de São Paulo informaram, ainda, que estão mapeando as pessoas que tiveram contato com o paciente infectado com a variante. Além de São Paulo e, agora, Goiás, há casos de ômicron confirmados no Distrito Federal e em Porto Alegre.
Fonte: TNH1