Notícias

Praia da Pajuçara, em Maceió, é palco para celebração pelo Dia de Iemanjá

08/12/2021 18h06
Praia da Pajuçara, em Maceió, é palco para celebração pelo Dia de Iemanjá
Praia da Pajuçara, em Maceió, é palco para celebração pelo Dia de Iemanjá - Foto: Paula Góes

A orla marítima de Maceió começou a receber os primeiros fiéis ainda na madrugada, com o sol raiando. Seguidores de religiões de matriz africana homenageiam nesta quarta-feira (08/12) o Dia de Iemanjá – o orixá do Candomblé que, para os católicos, é Nossa Senhora da Conceição. Esse cruzamento, aliás, confirma o sincretismo do povo brasileiro, estudado por especialistas ao longo das décadas.

Durante as primeiras horas da manhã, ao longo da praia da Pajuçara, dezenas de pessoas, adeptas dessa manifestação religiosa, dançaram e cantaram ao som de tambores, num ritual que, hoje, deixa os terreiros e vai à beira do mar. Pais e mães de santos, lideram os ritos, marcados por concentração e movimentos repetitivos, com orações e louvores à homenageada.

Em alguns momentos da música, alguns homens e mulheres entram em transe. São vários grupos distribuídos em pontos diferentes, primeiro nas calçadas e canteiros, depois na areia da praia. É nesse momento que uma jangada sai ao mar com as oferendas para jogar nos braços de Iemanjá.

As oferendas são perfumes e flores, cuidadosamente arrumados numa simulação de barco de madeira, em dimensões pequenas, carregado nos ombros até o momento de embarque na jangada. Além dos grupos, muita gente também fazia uma reverência individual à orixá. “É uma forma de agradecer e pedir paz. A gente precisa de harmonia nessa vida”, disse Hamilton Souza, que participava da manifestação.

A celebração para Iemanjá continuava na orla da Pajuçara até o fim da manhã, também com muitos fogos de artifício. Oito de dezembro é feriado municipal em Maceió. Bancos e repartições públicas estão fechados. Supermercados, comércio, mercados e shoppings funcionam.






Fonte: CadaMinuto