Notícias
Participante mineiro do Enem é detido com ponto eletrônico repassando respostas para suposto estudante de Alagoas
Situação grave aconteceu em Contagem, cidade da região grande Belo Horizonte (BH), durante as aplicações do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desse domingo (28)
Uma situação grave aconteceu em Contagem, cidade da região grande Belo Horizonte (BH), durante as aplicações do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desse domingo (28). Um jovem de 18 anos foi detido após ser flagrado com um ponto eletrônico. De acordo com a Polícia Militar, ele iria repassar as respostas da prova de matemática a outro participante do exame que mora em Alagoas.
Segundo a PM, o caso aconteceu dentro do Colégio Tiradentes, que é da Polícia Militar, que fica no bairro Santa Maria. O suspeito foi ao banheiro e, como é de praxe durante a aplicação da prova, foi revistado na porta com detector de metal, que acusou a presença de um material eletrônico próximo à perna direita.
Segundo o fiscal que fez a vistoria, o jovem levantou a calça que não tinha nada, mas o detector continuou acusando a presença de algo. Foi pedido que ele levantasse a calça novamente e quando o fez, o fiscal conseguiu ver um celular que estava preso com fita adesiva na sua cintura.
Imediatamente uma outra fiscal foi chamada e levou o rapaz até a sala de coordenação. Após a revista por policiais militares, além do celular foram encontrados um microfone com e pontos de escuta. O equipamento foi retirado do corpo do jovem e aos agentes ele contou que há cerca de um mês um homem identificado apenas como Lucas, que mora em Alagoas, o procurou pelas redes sociais.
Ele recebeu a proposta de repassar as respostas da prova de matemática para o Lucas, que ofereceu R$ 5 mil caso a tentativa de fraudar a prova desse certo. O suspeito também disse que os equipamentos para a transmissão das informações chegaram pelos Correios. Ele afirma que já tinha conseguido passar a resposta de cerca de cinco perguntas da prova pelo ponto, e no no fim de semana do primeiro dia de prova ele não fez uso do equipamento.
Diante das provas e da confissão do jovem, a coordenadora do local de aplicação das provas, relatou a situação para a coordenação geral do Enem em Minas Gerais que autorizou a apreensão da prova, folha de rascunho e do caderno de resposta. O suspeito e o material apreendido foram encaminhados para a sede da Policia Federal (PF) em Belo Horizonte.
Nem a Polícia Federal e Nem o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se manifestaram até agora.
Fonte: G1 Minas