Notícias

No primeiro dia do Enem, estudantes opinam sobre nível da prova e tema da redação

Candidatos alagoanos se dividem: alguns acharam prova e redação fáceis, enquanto outros não esperavam o tema

21/11/2021 18h06
No primeiro dia do Enem, estudantes opinam sobre nível da prova e tema da redação
João Vinícius fez a prova como 'treineiro' e comentou como foi se preparar para o Enem durante a pandemia - Foto: Reprodução

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, neste domingo (21), foram aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas e a redação, que teve como tema: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Estudantes alagoanos que já deixaram os locais de prova comentam sobre a experiência e o nível de dificuldade.

Para o estudante Ronaldo Rafael, de 23 anos, que fez a prova em uma escola na Serraria, em Maceió, o nível da prova foi regular. Ele diz que quer cursar Psicologia e espera passar em uma universidade pública.

“Achei regular, não tava muito difícil e eu acredito que estudei o suficiente. Baseado nessa primeira etapa, acho que vou conseguir minha vaga”, diz.

No entanto, ele afirma que o tema da redação foi inesperado. “Não esperava esse tema, acho que a maioria não esperava. Achei fraco e um tanto difícil para a maioria dos estudantes”, diz o jovem.

Para a ‘treineira’ Maria Gabriela de Carvalho, de 17 anos, a prova teve os conteúdos que ela vê em sala de aula, algo que ela considerou positivo. Para a estudante de Maceió, a redação também foi uma surpresa.

"As questões em si não estavam difíceis. Foram os conteúdos que vimos na escola. Mas a redação, realmente, ninguém esperava por esse tema e eu achei um pouco difícil, sim”, afirma Gabriela.

Para Ivone Maria Santos, de 19 anos, a redação foi tranquila, assim como as questões. Ela fez a prova em uma escola no bairro Farol, também em Maceió.

“Acho que foi mais difícil segurar a ansiedade do que fazer a prova. Foi muito tranquilo. Ano passado eu fiz e achei mais difícil”, conta. “A redação foi uma surpresa, mas achei o tema chato, mas fácil de produzir”, completa.

ENEM 2021


Em 2020 a quantidade de inscritos em alagoas chegou a 100 mil pessoas, em 2021, o número despencou para 50.059 candidatos inscritos na prova impressa e apenas 1.206 que farão a prova na versão digital, totalizando 51.261 participantes em Alagoas. Em todo o Brasil, três milhões e 100 mil pessoas deverão fazer o exame nacional. Destas, 3,04 milhões optaram por fazer a prova impressa.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o uso de máscara nos dias da prova é obrigatório desde a entrada até a saída do local. Por isso, o Inep orienta que o candidato separe máscaras para usar durante a aplicação. Também é recomendado que os participantes tenham máscaras de reserva. Participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial não são obrigados a usar a proteção facial.

Fonte: Gazeta Web