Notícias

20 DE NOVEMBRO - Vinda do Governador Renan Filho e do Senador Renan Calheiros à Serra da Barriga é marcada por críticas ao Governo Federal e reforço no apoio às causas do movimento negro.

“Se é importante resistir no Brasil, vamos resistir em todos os lugares, sobretudo aqui no Quilombo dos Palmares”, enfatizou Renan Filho em entrevista ao Zona 10.

Por Redação 21/11/2021 14h02
20 DE NOVEMBRO - Vinda do Governador Renan Filho e do Senador Renan Calheiros à Serra da Barriga é marcada por críticas ao Governo Federal e reforço no apoio às causas do movimento negro.
Renan Filho, Renan Calheiros e Kil de Freitas em entrevista ao Z10. - Foto: Zona 10

No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o discurso de autoridades no Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, foi regido por críticas ao Governo Federal e à Fundação Palmares em sua atual gestão. Foi evidenciado o descaso do Governo Federal, juntamente ao desprezo pelo qual a Fundação Palmares vem tratando as questões étnico-raciais no país, exposto o sentimento de abandono não apenas no âmbito cultural, mas também em várias outras esferas da gestão pública.



‘Resistência’ foi a palavra chave que permeou o ambiente. Para Renan Filho, Governador de Alagoas, o apoio do Estado à causa negra vai muito além do verbal e é demonstra materializado em ações concretas. “A gente resiste fazendo esse evento sem nenhuma ajuda do Governo Federal, resiste mudando a legislação para dar oportunidades diferenciadas à comunidade negra em concursos públicos, resiste valorizando a educação, resiste valorizando aos profissionais da escola, de maneira que estamos aqui para simbolizar isso”, falou o Governador em entrevista ao portal Zona 10 antes da solenidade que marcou o tributo ao Dia da Consciência Negra. “E, se é importante resistir no Brasil, vamos resistir em todos os lugares, sobretudo aqui no Quilombo dos Palmares, que é símbolo da resistência”, finalizou.



“O Brasil tem uma dívida grande com a população negra, que é uma das responsáveis diretas pela nossa formação em todos os aspectos. Nós temos aqui, no Quilombo dos Palmares, talvez o mais valoroso exemplo de tenacidade e de proteção da liberdade dos nossos antepassados”, pontuou o Senador Renan Calheiros, reafirmando todo o teor de resistência presente nas oratórios do evento.



O Governador e Senador participaram dos festejos ao lado do Prefeito de União dos Palmares, Kil Freitas, do Deputado Estadual Paulo Dantas, e de outras autoridades no Memorial Quilombo dos Palmares, que é sediado no município que é capital da Zona da Mata Alagoana.



Uma das grandes contribuições do Governo de Alagoas ao solo sagrado que abriga toda a história e legado de Zumbi dos Palmares e luta contra a escravidão foi a pavimentação do acesso à Serra, concluída em 2019. A estrada possui 7,5 quilômetros de extensão, constituída de asfalto (5 km) e paralelepípedo (2,5 km). A obra contou com investimento de R$ 8,4 milhões do Tesouro estadual.



Em seu discurso na solenidade, o prefeito de União, Kil Freitas, reforçou que o acesso potencializou o turismo na região. "Essa era a maior dificuldade que nós tínhamos porque com estrada de terra era impossível garantir o desenvolvimento local. Depois da obra, tudo mudou. Antes recebíamos sete mil turistas por ano, agora são cerca de 40 mil, possibilitando a exploração turística da Serra e a propagação da história de Zumbi por meio dos que nos visitam", disse o gestor.



Confira a entrevista completa do Z10.