Notícias
20 DE NOVEMBRO - Vinda do Governador Renan Filho e do Senador Renan Calheiros à Serra da Barriga é marcada por críticas ao Governo Federal e reforço no apoio às causas do movimento negro.
“Se é importante resistir no Brasil, vamos resistir em todos os lugares, sobretudo aqui no Quilombo dos Palmares”, enfatizou Renan Filho em entrevista ao Zona 10.
No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o discurso de autoridades no Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, foi regido por críticas ao Governo Federal e à Fundação Palmares em sua atual gestão. Foi evidenciado o descaso do Governo Federal, juntamente ao desprezo pelo qual a Fundação Palmares vem tratando as questões étnico-raciais no país, exposto o sentimento de abandono não apenas no âmbito cultural, mas também em várias outras esferas da gestão pública.
‘Resistência’ foi a palavra chave que permeou o ambiente. Para Renan Filho, Governador de Alagoas, o apoio do Estado à causa negra vai muito além do verbal e é demonstra materializado em ações concretas. “A gente resiste fazendo esse evento sem nenhuma ajuda do Governo Federal, resiste mudando a legislação para dar oportunidades diferenciadas à comunidade negra em concursos públicos, resiste valorizando a educação, resiste valorizando aos profissionais da escola, de maneira que estamos aqui para simbolizar isso”, falou o Governador em entrevista ao portal Zona 10 antes da solenidade que marcou o tributo ao Dia da Consciência Negra. “E, se é importante resistir no Brasil, vamos resistir em todos os lugares, sobretudo aqui no Quilombo dos Palmares, que é símbolo da resistência”, finalizou.
“O Brasil tem uma dívida grande com a população negra, que é uma das responsáveis diretas pela nossa formação em todos os aspectos. Nós temos aqui, no Quilombo dos Palmares, talvez o mais valoroso exemplo de tenacidade e de proteção da liberdade dos nossos antepassados”, pontuou o Senador Renan Calheiros, reafirmando todo o teor de resistência presente nas oratórios do evento.
O Governador e Senador participaram dos festejos ao lado do Prefeito de União dos Palmares, Kil Freitas, do Deputado Estadual Paulo Dantas, e de outras autoridades no Memorial Quilombo dos Palmares, que é sediado no município que é capital da Zona da Mata Alagoana.
Uma das grandes contribuições do Governo de Alagoas ao solo sagrado que abriga toda a história e legado de Zumbi dos Palmares e luta contra a escravidão foi a pavimentação do acesso à Serra, concluída em 2019. A estrada possui 7,5 quilômetros de extensão, constituída de asfalto (5 km) e paralelepípedo (2,5 km). A obra contou com investimento de R$ 8,4 milhões do Tesouro estadual.
Em seu discurso na solenidade, o prefeito de União, Kil Freitas, reforçou que o acesso potencializou o turismo na região. "Essa era a maior dificuldade que nós tínhamos porque com estrada de terra era impossível garantir o desenvolvimento local. Depois da obra, tudo mudou. Antes recebíamos sete mil turistas por ano, agora são cerca de 40 mil, possibilitando a exploração turística da Serra e a propagação da história de Zumbi por meio dos que nos visitam", disse o gestor.
Confira a entrevista completa do Z10.