Notícias

União dos Palmares comemora o dia 20 de novembro.

No Dia da Consciência Negra, autoridades tecem críticas ao Governo Federal e à Fundação Palmares. A programação, no entanto, segue cheia de atrações musicais.

Por Redação 21/11/2021 11h11 - Atualizado em 21/11/2021 11h11
União dos Palmares comemora o dia 20 de novembro.
Valorização da cultura - Foto: Zulu Fernando - Zona10

O Dia da Consciência Negra foi marcado em União dos Palmares com uma programação cheia de musicalidade. Love Jah, Adão Negro e vários outros artista se apresentaram nos pontos culturais da cidade em comemoração à ancestralidade. O Governador de Alagoas, Renan Filho e o Prefeito do Município, Areski de Freitas também participaram dos festejos, juntamente com o Senador Renan Calheiros, o Deputado Estadual Paulo Dantas, e outras autoridades numa solenidade na Serra da Barriga.

A solenidade foi marcada pelo discurso da aluna Mikaela, que evidenciou o descaso do Governo Federal, juntamente ao desprezo pelo qual a Fundação Palmares vem tratando as questões étnico-raciais no país. O Senador Renan Calheiros reforçou o sentimento de abandono não apenas no âmbito cultural, mas também em várias outras esferas da gestão pública.

Já o discurso do Prefeito Areski foi marcado pelo enaltecimento da cultura local, focando também no fomento ao turismo, também criticando o Governo Federal no processo. O Governador Renan Filho, último a falar, ressaltou o compromisso do Governo Estadual com as questões culturais, elogiando a capacidade administrativa do Prefeito Kil, e aclamando o discurso da aluna.

A Fundação Palmares, este ano, não alocou verba para os festejos do 20 de novembro, e vem sendo envolvida em polêmicas devido à comentários do atual presidente, Sergio Camargo.

Também houve a apresentação dos capoeiristas na Praça dos Guerreiros, e os visitantes puderam continuar seu caminho para a Serra da Barriga, onde prestigiaram apresentações culturais dos Grupos Afros. Durante a tarde, os visitantes puderam aproveitar os shows oferecidos pela CUFA na Estação Ferroviária, ou permanecer na Serra para assistir o pôr-do-sol ao som de Love Jah e outros artistas.

Desde o dia 16 de novembro, a cidade vem promovendo diversas atividades em parceria com o Governo do Estado através do projeto Vamos Subir a Serra, que enaltece a cultura negra em Alagoas.

Vejam alguns momentos desse dia: