Notícias

Enem começa neste fim de semana com mais de 51 mil inscritos em Alagoas

Neste domingo, candidatos farão provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação; dia 28 haverá provas de Natureza e Matemática

21/11/2021 09h09
Enem começa neste fim de semana com mais de 51 mil inscritos em Alagoas
Dos 50 mil inscritos, apenas pouco mais de cinco mil se declararam pretos - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 participam do primeiro dia de prova, que acontece neste domingo (21) em todo o País. O Enem acontecerá tanto em sua versão impressa quanto na sua forma digital. Alagoas reduziu pela metade o número de pessoas que se inscreveram para realizar o Enem, em relação ao ano passado.

Neste domingo, os participantes farão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. No próximo domingo (28), acontecem as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Se em 2020 a quantidade de inscritos em alagoas chegou a 100 mil pessoas, em 2021,o número despencou para 50.059 candidatos inscritos na prova impressa e apenas 1.206 que farão a prova na versão digital, totalizando 51.261 participantes.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o uso de máscara nos dias da prova é obrigatório desde a entrada até a saída do local. Por isso, o Inep orienta que o candidato separe máscaras para usar durante a aplicação. Também é recomendado que os participantes tenham máscaras de reserva. Participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial não são obrigados a usar a proteção facial.

Em todo o Brasil, três milhões e 100 mil pessoas deverão fazer o exame nacional. Destas, 3,04 milhões optaram por fazer a prova impressa.

ANSIEDADE

Bárbara Santos, de 21 anos, diz que está ansiosa, mas preparada para o certame. Ela terminou o Ensino Médio há dois anos, quando passou a se dedicar ao Enem, matriculando-se em um cursinho preparatório em Maceió. “Minhas expectativas são altas com relação às questões das provas. Venho estudando muito e, por isso, espero obter um bom resultado, até porque dependo disso. Quero muito passar”, comentou a jovem, que sonha em cursar direito na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com a aproximação do exame, alunos tendem a ficar nervosos, porém, o professor de cursinho Walder aconselha que eles relaxem e foquem na revisão dos assuntos. “Apesar do conteúdo do Enem ser extenso, o aluno precisa compreender que existe um local em nosso cérebro responsável por guardar informações do passado, e que elas serão acionadas durante as provas. Em resumo, o aluno deve acreditar no seu trabalho, no seu potencial e em tudo o que ele estudou durante o ano inteiro”. E completa: “O aluno deve, ainda, manter uma alimentação saudável, evitar sair para as baladas, manter a concentração e revisar os principais pontos que pode esquecer no dia da prova”. Walder também comentou sobre o que o candidato deve esperar do Enem 2021. “A prova deve continuar conteudista, dentro da matriz curricular nacional. O candidato só precisa manter a calma, e, assim, fará um excelente Enem”, orienta.

CRISE NO INEP


A crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a debandada de profissionais ligados à realização do Enem, não deve interferir nas provas nem prejudicar os alunos, segundo o professor Walder. “A saída dos servidores não atrapalhará o certame, uma vez que o mesmo já está em fase de execução. As provas já se encontram guardadas em unidades centrais, normalmente das capitais de cada estado. Além disso, elas são asseguradas pelo Exército, que, na véspera do exame, aciona os Correios e Polícia Militar para fazer a distribuição. Sendo assim, acredito que o certame não será prejudicado”, analisa. “As demissões vieram em um momento em que o certame já não depende, diretamente, do Inep”, pontua Walder. O professor também alerta contra a disseminação de fake news acerca do assunto. “Claro que isso causa especulações, principalmente fake news em toda Web, o que deixa o candidato apreensivo, agitado e ainda mais preocupado”, reitera.

Fonte: Gazetaweb

Tags: