Notícias

Enem: professora de Redação dá dicas para se sair bem na prova de domingo

Bele dá outra dica: o candidato deve estar atento ao tema, principalmente na escolha do repertório sociocultural

19/11/2021 18h06
Enem: professora de Redação dá dicas para se sair bem na prova de domingo
Em AL, o número de inscritos no exame caiu quase pela metade entre 2020 e 2021, segundo o Inep - Foto: Reprodução

Em entrevista à Gazetaweb, a professora de Redação Bele Barros – que acompanhou o empenho de uma aluna que tirou nota máxima no ano passado – deu dicas sobre como se sair bem na prova de domingo (21) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E se pudesse apostar em algum tema para este ano, Bele cita tecnologia como uma forte tendência.

“A dica que deixo é que tenham um projeto de texto em mente, ou seja, a divisão dos quatro parágrafos. O que vai fazer na introdução, por exemplo. Tem que deixar claras as palavras-chave do tema, selecionar as palavras-chave e colocar na introdução. Podem ser palavras sinônimas”, explica Bele Barros.


A professora acrescenta que “também é muito importante selecionar as teses. As teses são as problemáticas específicas, de acordo com o tema. Ou seja, tem o tema geral e ele vai escolher dois problemas, porque a problemática um vai ser trazida no desenvolvimento um e a problemática dois vai ser trazida no desenvolvimento dois. E o aluno deve se atentar à proposta de intervenção, tem que ser de fato dos problemas levantados nos desenvolvimentos. A redação tem que estar conectada em todos os parágrafos e assim a coerência de entendimento do orientador vai ser 100%”, acrescenta.


Bele dá outra dica: o candidato deve estar atento ao tema, principalmente na escolha do repertório sociocultural. “Tem que trazer um tema legítimo, verdadeiro, mas não pode esquecer da pertinência ao tema. Então essa seleção de repertório é muito importante”.


A professora de Redação cita que se o tema for sobre a consciência ecológica, o aluno pode escolher o artigo 225 que trata diretamente do meio ambiente. “Então ele já estará trazendo a pertinência direta. No ano passado com a minha aluna nota mil, a Nathaly Nobre, o tema foi sobre os estigmas associados às doenças mentais na sociedade brasileira. A Nathaly trouxe Nise – O coração da loucura, filme estrelado pela atriz Glória Pires e esse filme foi diretamente ligado ao tema pela questão da pertinência. Ou seja, do conteúdo do próprio filme. Então a Nathaly trouxe o filme, a obra cinematográfica, parafraseada com as palavras dela e assim ela brilhou na Redação. Foi a nossa notal mil de Alagoas”, lembra.

Em Alagoas, o número de inscritos no exame caiu quase pela metade entre 2020 e 2021, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No ano passado, 100,7 mil pessoas se inscreveram para o exame impresso e este ano, 51,2 mil devem fazer as provas, uma queda de 49,1%. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 deste mês.

Fonte: Gazeta Web