Notícias

Empresário encontra jacaré na porta de estabelecimento na Gruta de Lourdes

Batalhão de Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros foram acionados para realizar o resgate do animal, que estava agressivo

19/11/2021 13h01
Empresário encontra jacaré na porta de estabelecimento na Gruta de Lourdes
Animal foi resgatado e encaminhado ao Ibama - Foto: Cortesia

O empresário Luciano Gonçalves tomou um grande susto na manhã desta sexta-feira (19), ao chegar para abrir seu estabelecimento comercial na rua Ariosvaldo Cintra, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió. No local, ele se deparou com um jacaré de cerca de 1,20m.

Uma guarnição do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para fazer o resgate do animal silvestre.

Segundo a polícia, o animal estava bastante agressivo e não aparentava ser domesticado. Ainda não se sabe como o animal foi parar no estabelecimento. Ocorre que estão sendo realizadas obras de esgotamento sanitário nas proximidades e o animal pode ter saído de lá, já que existem áreas de mata próximas ao local.

“Logo cedo nos deparamos com esse jacaré de aproximadamente 1,20m, 1,50m. Foi um grande susto”, disse Luciano.

Após o resgate, o animal foi encaminhado para o Cetas, na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no bairro do Farol, onde receberá os cuidados necessários.

Animal adulto

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), trata-se de um jacaré de papo amarelo, uma espécie que pode chegar a dois metros de comprimento. Pelo porte, o animal resgatado é um adulto. Análise cartográfica realizada pelos técnicos do IMA indica que o animal pode ter saído de uma mata vizinha, banhada pela bacia do Rio Reginaldo.

O jacaré de papo amarelo é um animal aquático, mas tem uma área de vida grande. Ele costuma ir à terra a busca alimentos, reprodução e descoberta de novas regiões. No entanto, a área antropizada ao redor, torna possível o aparecimento de indivíduos da espécie nas regiões ocupadas pelo humano.

Fonte: Gazetaweb

Tags: