Notícias
Advogados vão às urnas para eleger nova diretoria da OAB/AL nesta sexta
Disputam o voto da categoria as chapas 1, liderada por Ednaldo Maiorano, e a 2, que tem à frente Vagner Paes
Os advogados alagoanos vão às urnas nesta sexta-feira (18) escolher o presidente da entidade para o próximo biênio. Disputam o voto da categoria os advogados Ednaldo Maiorano e Manuela Gatto (vice), da Chapa 1, e Vagner Paes e Natália Von Sohsten (vice), da Chapa 2. O pleito acontece em todo o Estado, das 8h às 17h.
Em Maceió, a votação ocorrerá na sede, em Jacarecica, e no interior nas sedes cada uma das subseções (Arapiraca, Penedo, Porto Calvo, Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.
Ontem, Maiorano aproveitou o último dia de campanha para pedir votos aos colegas. Ele lembrou sua atuação à frente da caixa beneficente da entidade, destacando o atendimento e a qualidade dos serviços a frente da Caixa Beneficente da OAB.
“Ninguém chega a lugar nenhum destruindo um trabalho que todo mundo conhece. Não importa se é gestão ou oposição. É preciso reconhecer o quanto a OAB cresceu nos últimos anos. na atuação sempre presente e solidária em defesa das nossas prerrogativas. No acolhimento a jovem advocacia com escritórios compartilhados no Centro e em Jacarecica”, ressaltou Maiorano.
“O primeiro Token e o primeiro certificado digital gratuito. A capital nunca esteve tão perto do interior com as subseções de Porto Calvo e Delmiro Gouveia, além da nova sede de Arapiraca e salas de advocacia em todo o Estado. Em momentos difíceis, como o caso do Pinheiro e durante a pandemia, prestamos toda a assistência aos advogados e às advogadas”.
O candidato Vagner preferiu uma postura de esperança chamando a categoria para uma renovação que considera ser decisiva para colocar a entidade com um papel ainda mais relevante na sociedade alagoana.
“Nosso sentimento é que a advocacia alagoana entendeu a mensagem que foi passada e que é preciso renovar e oxigenar. A ordem um lugar para poucas pessoas, nem morada eterna. E que a advocacia pode sim voltar a ser respeitada. E que ordem deve assumir seu papel de protagonista na vida sociedade”, afirmou “Então, temos muita esperança que a OAB volte a ter um papel histórico. E que advocacia tenha orgulho de bater no peito e dizer que é advogado e advogada. E que o sol vai brilhar para todos e todas a partir de 2022”.
DISPUTA
O processo de disputa foi marcado na reta final por denúncias de ambos os lados. Ontem, no final da tarde, com base numa mensagem captada por aplicativo, a Chapa 1 acusou os oponentes de estarem propondo uma suposta compra de votos a R$ 50,00. Por outro lado a Chapa 2 pediu a impugnação do candidato adversário por suposto uso do cargo para fins eleitorais. Conforme o que foi divulgado agiu de forma ilegal por desvio de finalidade de cargo eletivo.
Até o fechamento desta edição, entretanto, o pleito estava devidamente mantido conforme as orientações da Comissão Eleitoral. Os advogados e advogadas que vão votar nas Eleições 2021 da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), nesta sexta-feira (19), vão poder utilizar os estacionamentos da Associação dos Delegados de Polícia de Alagoas (Adepol) e da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal), em Jacarecica.
Fonte: Gazetaweb