Notícias
TRT/AL testa sessão do Pleno em formato híbrido
Desembargadores, representante do MPT e advogados participaram presencialmente e de modo remoto da primeira sessão após a retomada total das atividades
Pela primeira vez, o Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizou, na manhã desta quarta-feira (17), uma sessão judicial e administrativa em formato híbrido. Ainda em fase de teste, desembargadores estiveram presentes na sala de sessão e de forma remota, simultaneamente. A retomada total das atividades nas unidades da Justiça do Trabalho em Alagoas foi estabelecida pelo Ato 17/2021, editado no último dia 10 de novembro.
Foram julgados 11 processos na sessão judicial e 29, na administrativa, havendo inclusive sustentação oral. Cerca de 80 pessoas acompanharam os julgamentos de forma virtual. A sessão híbrida teve transmissão ao vivo, pelo canal do TRT/AL no Youtube.
Segundo o Ato, desde 16 de novembro, as audiências e sessões de julgamento no formato presencial foram restabelecidas. No entanto, as sessões e audiências telepresenciais ou mistas já designadas na data de publicação na norma poderiam ser realizadas ou reagendadas para ocorrerem de forma presencial, por iniciativa do magistrado ou das partes.
A realização da sessão de forma mista foi um teste para verificar os equipamentos, conexão de internet, áudio e vídeo. O objetivo foi evitar qualquer contratempo, quando as sessões presenciais das Turmas e do Pleno forem regulamentadas para ocorrer também de forma híbrida, atendendo desembargadores e advogados impossibilitados de estarem presentes à sessão ou que ainda não se sintam seguros de participar de forma presencial.
Para o presidente do Regional, desembargador Marcelo Vieira, a experiência deu certo e atenderá as expectativas de retorno dos trabalhos. Ele reforçou a importância de manter todos os protocolos sanitários em relação às medidas preventivas contra a Covid-19, incluindo a exigência de comprovação de vacinação para acesso a todas as unidades da Justiça do Trabalho em Alagoas.
Já a desembargadora Eliane Arôxa frisou como o ambiente está preparado para receber os desembargadores, os representantes do MPT e os advogados, com a instalação de barreiras de acrílico e espaço para distanciamento social. “Somos privilegiados em ter uma estrutura física adequada para fazer as sessões com segurança. A sessão ocorreu de forma tranquila, e é muito bom ter esse contato direto com os colegas, aos poucos vamos voltando à normalidade."
O presidente do Regional, desembargador Marcelo Vieira, e os desembargadores João Leite de Arruda Alencar, vice-presidente e corregedor do órgão, e Eliane Arôxa Pereira Ramos Barreto, estavam na sala da sessão. Já os desembargadores Pedro Inácio da Silva, Antônio Adrualdo Alcoforado Catão e Laerte Neves de Souza participaram de modo telepresencial, assim como os advogados das partes e o representante do MPT, procurador do Trabalho Rafael Gazzaneo.
A sessão da 2ª Turma, desta quinta-feira (18), volta a ser realizada em formato totalmente telepresencial, na plataforma Zoom, e terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do TRT/AL no YouTube.
Fonte: Gazetaweb