Notícias

Dois mil candidatos farão a versão digital do Enem 2021 em Alagoas

Nessa modalidade, estudante deverá se deslocar até a escola que foi indicada pelo Inep para fazer a prova usando um computador

17/11/2021 14h02
Dois mil candidatos farão a versão digital do Enem 2021 em Alagoas
. - Foto: REPRODUÇÃO

Com a chegada do novo Coronavírus, o sistema educacional teve que passar por uma adaptação que incluiu a implementação de aulas remotas e atividades interativas. Seguindo essa dinâmica, um novo modelo foi acrescentado à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A versão digital do vestibular ganha sua segunda edição e, em Alagoas, 2 mil estudantes optaram por ela. No Enem digital, o estudante deverá se deslocar até a escola que foi indicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tal qual na versão não digital, a principal diferença é que a prova será feita em um computador.

As provas, digital e impressa serão feitas nos dias 21 e 28 de novembro e terão a mesma divisão e temas. Ainda segundo informações do Ministério da Educação (MEC), o Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo a etapa em 2021. Dessa forma, os participantes que desejarem fazer o Enem para fins de autoavaliação - os chamados “treineiros” - terão que se submeter à versão impressa.

Há 40 anos atuando como professor de biologia em uma das principais instituições preparatória para vestibulares e concursos, Luizinário Marques dá algumas dicas para quem vai fazer o Enem “Quem for fazer a prova tem que ter tranquilidade. Se o aluno se preparou, basta equilibrar o estado emocional”

O professor compartilha sua preocupação em relação ao futuro, pois acredita que o Enem digital beneficia mais aqueles que, durante sua vida escolar, teve acesso a aulas/ atividades onde o manuseio de aparelhos tecnológicos como computadores, tablets e internet esteve presente, o que não é o caso da maioria dos estudantes de escolas públicas. “Isso pode gerar um desequilíbrio, onde o aluno que tem um poder aquisitivo maior terá um resultado melhor” explicou.

O exame é o principal meio de ingresso em uma universidade pública, além de parâmetro de avaliação para quem busca acesso a instituições particulares por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou tenta bolsa do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Gazetaweb

Tags: