Notícias

Bolsonaro desembarca nos Emirados Árabes em busca de investimentos

Viagem faz parte de "giro comercial" por três países. Além dos Emirados, presidente vai visitar, na próxima semana, Bahrein e Catar

13/11/2021 07h07
Bolsonaro desembarca nos Emirados Árabes em busca de investimentos
Bolsonaro chega aos Emirados Arábes - Foto: Reprodução

Enviada especial aos Emirados Árabes – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou, no início da tarde deste sábado (13/11, horário local), nos Emirados Árabes Unidos, onde cumprirá agendas voltadas para a busca de investimentos no Brasil.

Bolsonaro chegou a Abu Dhabi – de máscara – acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro; do chanceler Carlos França; e do ministro da Economia, Paulo Guedes. Além dos Emirados, Bolsonaro ainda completará o “giro comercial” passando por Bahrein e Catar, na próxima semana.

Também integram a comitiva presidencial: Bento Albuquerque (Minas e Energia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Gilson Machado (Turismo), Braga Netto (Defesa) e Mário Frias (secretário especial de Cultura). O almirante Flávio Rocha (secretário de Assuntos Estratégicos) e os filhos do presidente Eduardo e Flávio também acompanham a viagem.

No hotel, Bolsonaro foi recebido com honras militares simplificadas e recebeu os cumprimentos do embaixador do Brasil em Abu Dhabi, chanceler Fernando Luís Lemos Igreja, e do ministro de Estado para Inteligência Artificial, Economia Digital e Aplicativos de Trabalho Remoto, Omar bin Sultan Al Olama.

De acordo com o secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África, do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, a viagem aos países do Golfo Pérsico servirá para a troca de ideias. O objetivo é se atingir, “no mais alto nível, um intercâmbio sobre impressões do mundo pós-pandemia”.

A agenda internacional ainda inclui reuniões para debater a alta do petróleo, que tem impacto direto nos preços dos combustíveis no Brasil, e a transição energética.

Esta é a segunda viagem presidencial de Bolsonaro a países do Oriente Médio e que ficam na região do Golfo Pérsico. Em 2019, ainda no primeiro ano de mandato, Bolsonaro visitou Riad, na Arábia Saudita; Abu Dhabi, nos Emirados Árabes; e Doha, no Catar.

Agenda nos Emirados

Nos Emirados, o chefe do Executivo federal terá reuniões com autoridades árabes, além de marcar participação em feiras e exposições com foco em investimentos e comércio internacional. Bolsonaro ficará em Dubai até a próxima terça-feira (16/11).

Para este sábado, o único compromisso é uma reunião bilateral com o emir de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoum. O encontro deve ocorrer na Expo Dubai — exposição itinerária realizada desde 1851.


Na manhã de domingo (14/11), o presidente deve discursar na cerimônia de abertura da Dubai Air Show — feira de aviação civil e militar — e visitar pavilhões do evento. Durante a feira, Bolsonaro deve se reunir com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed al Nahyan, além de participar de assinaturas de atos internacionais.


À tarde, está prevista visita à planta industrial da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, que oferecerá uma recepção para o mandatário brasileiro.

Na segunda-feira (15/11), dia da Proclamação da República do Brasil, Bolsonaro deve participar da abertura do Invest In Brasil Forum, um dos eventos previstos na Expo Dubai 2020. O presidente também deverá visitar o pavilhão de exposições brasileiras, localizadas no distrito da sustentabilidade do evento.

Bahrein e Catar

Dando continuidade à viagem no Golfo, Bolsonaro chega a Manama, capital do Bahrein, na manhã de 16 de novembro. Na agenda, está prevista a inauguração da embaixada brasileira no país, além de um almoço e uma reunião bilateral com o rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa.

No dia seguinte, o chefe do Executivo federal desembarcará em Doha, no Catar. Logo na chegada ao país, o presidente brasileiro deverá se encontrar com o Emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, para uma reunião, seguida de cerimônia de assinatura de atos internacionais.

Os dois líderes ainda terão encontros privados e uma segunda reunião, com autoridades dos dois países. Após as agendas, Bolsonaro também deverá participar de um almoço oferecido pelo Emir do Catar.

No período da tarde, está prevista a visita do presidente ao estádio Lusail, com a presença do presidente-executivo da Fifa. À noite, o chefe do Executivo ainda deverá participar de um jantar oferecido pelo emir do Catar a empresários do país.

Fonte: Metropóles