Notícias
Realocação do Portugal Ramalho é discutida entre Braskem e Uncisal
CAPS Casa Verde, CAPS AD e Ambulatório PISAM também deverão deixar área de risco
Durante reunião esta semana, representantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da empresa Braskem discutiram a realocação provisória e definitiva do Hospital Escola Portugal Ramalho. A unidade está localizada na área de criticidade apontada pela Defesa Civil de Maceió, em razão das atividades mineradoras da empresa. Com o problema do afundamento do bairro onde está localizado, o hospital deverá deixar o prédio histórico onde funciona.
Além do Hospital Escola Portugal Ramalho, serão realocados o Centro de Atenção Psicossocial Casa Verde (CAPS Casa Verde), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e o Ambulatório de Saúde Mental Doutor Alberto Magalhães (PISAM). Um grupo de trabalho foi criado para discutir a situação.
O assunto voltará a ser discutido no dia 26 de novembro, quando serão apresentadas diligências de responsabilidade de ambas as partes.
De acordo com Maria Derivalda Andrade, diretora do Hospital Escola Portugal Ramalho, os trabalhos serão acompanhados pelo Ministério Público Federal, pela Defensoria Pública da União e pelo Ministério Público do Estado, objetivando diligências técnicas e jurídicas para o processo de realocação.
As negociações para a transferência dos equipamentos de saúde ligados à Uncisal estão sendo conduzidas pessoalmente pelo reitor da universidade, Henrique Costa, e pela direção do Hospital Escola Portugal Ramalho, representada por Maria Derivalda Andrade, Valéria Mendes Pastor, Helcimara Martins Gonçalves e Gleide Villela Costa. Pela Braskem, participaram Eduardo Passos e Milton Pradines.
Fonte: Gazetaweb