Notícias

FMAC define grupos culturais que irão se apresentar no Vamos Subir a Serra

Apresentações irão acontecer entre 12 e 15 de novembro, na Praça Multieventos; a entrada no evento é gratuita

09/11/2021 21h09
FMAC define grupos culturais que irão se apresentar no Vamos Subir a Serra
WhatsApp Image 2021-11-09 at 20.22.14.jpeg - Foto: Divulgação

O projeto Vamos Subir a Serra, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), da Prefeitura de Maceió, definiu os grupos afro-culturais que irão se apresentar durante o evento, que vai acontecer entre 12 e 15 de novembro, em Maceió.

A ação Saurê Palmares é composta por 20 grupos que integram a programação da 5ª Edição do projeto, e foram selecionados por meio do Edital lançado pela FMAC. As apresentações acontecerão na Praça Multieventos, localizada na Orla de Pajuçara, em Maceió. A expectativa é que shows de afoxés, samba, capoeira, maculelê, baianas e coco de rodas, dentre outros ritmos e performances, irão abrilhantar as atividades durante os quatro dias de programação.

O Saurê Palmares foi viabilizado por emenda parlamentar da deputada federal Tereza Nelma. De acordo com a coordenadora-geral do Vamos Subir a Serra e integrante do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Valdice Gomes, o apoio da Prefeitura, através da FMAC, contribui para desenvolver os potenciais da povo negro, que forma a maioria da população da capital alagoana.

"A parceria com a Prefeitura de Maceió por meio da FMAC é fundamental para viabilizar o desenvolvimento do projeto Vamos Subir a Serra pelo impacto positivo dessa ação na comunidade negra da Capital alagoana, que representa 75 por cento de sua população. É o poder público contribuindo para a valorização da história, do pertencimento étnico e da cultura afro no município de Maceió", disse.

O Vamos Subir a Serra é um evento realizado pelo Anajô, entidade do movimento negro de Alagoas, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs). A entrada é gratuita.

Confira a programação das apresentações culturais:

Sexta-feira 12/11


15h – Abertura

16h30 – Grupo Afoxé Ofá Omí

17h30 – Capoeira Tradição

18h – Afoxé Odo Iyá

20h – SEXTA DO SAGRADO: Afoxé Iya Ogunté, Banda Afro Afoxé e Afoxé Povo de Exú

Sábado 13/11


18h – Capoeira Zuavos

20h – NOITE DAS YABÁS - Mel Nascimento, Rafaela Quintino e Tamboricas

Domingo 14/11


15h - Banda Ogbon

16h30 – Baianas Ganga Zumba

20h – RODA DE TODOS OS SAMBAS: Nara Cordeiro e apresentações especiais de Wellington Pinheiro (chorinho) e Samba de Nego

Segunda -feira 15/11


15h - Coco de Rodas São Marcos

17h – Maculelê Mestre Josivaldo

18h – Coco de Roda Barreiros,

20h – NOITE BATUCAJÉ: Banda Afro Dendê, Banda Afro Zumbi e Banda Afro Mandela

*com informações da assessoria.

Fonte: Gazetaweb

Tags: