Notícias
Aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros entram com ação para suspender cancelamento do certame
Um grupo de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros recorreu a Defensoria Pública Estadual para tentar reverter o cancelamento do certame anunciado pelo governo do estado, na última semana diante dos questionamentos de fraudes.
Os aprovados alegam, em documento protocolado na Defensoria, que não existe nenhuma prova concreta sobre a fraude nas provas do Corpo de Bombeiros, assim como ressaltaram que o edital prevê pena individualizada para o candidato que fraudar a prova.
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) cancelou três concursos públicos: o da Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Segundo o secretário da pasta, Fabrício Marques, a Seplag decidiu cancelar as fases já realizadas após o resultado da primeira fase da Operação Loki deflagrada pela Polícia Civil.
Os candidatos afirma que os maiores indícios de fraude tem sido nas provas da Polícia Militar e Polícia Civil. Os aprovados colocaram que existe possibilidade de uma investigação para apurar quem está envolvido na fraude, já que o número dos candidatos que foram selecionados para as próximas fases foram reduzidos.
“O número de vagas reduzido (150 vagas e 190 aprovados para a fase de exames de saúde), possibilita uma investigação mais precisa e assertiva dos aprovados, estando a maioria disposta a ser investigada e a colaborar com as autoridades policiais (inclusive com declaração de cooperação com as investigações, por escrito permitindo a quebra do sigilo bancário e telefônico)”, diz trecho do documento entregue a Defensoria Pública.
A investigação constatou a atuação de um esquema nacional criminoso que estaria agindo contra lisura, não só nas provas da Polícia Militar de Alagoas, mas também de outros dois certames: da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
Fonte: Cada Minuto