Notícias

Feira de Adoção de animais volta à Rua Aberta neste domingo (31)

Ação já assegurou proteção e bem-estar para 45 animais que haviam sido abandonados

29/10/2021 18h06 - Atualizado em 29/10/2021 18h06
Feira de Adoção de animais volta à Rua Aberta neste domingo (31)
Feira de adoção de animais - Foto: Reprodução

A Feira de Adoção de animais, promovida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria de Saúde de Maceió, levará 16 gatos e cães, neste domingo (31), à Rua Aberta, na orla de Ponta Verde. Em parceria com a ONG Pata Amada, esta semana, a ação conta com oito filhotes de cachorro, três filhotes de gato e cinco cães adultos.

Todos os animais que estarão disponíveis para adoção passaram por avaliação médico-veterinária e os adultos estão castrados, vacinados, vermifugados e testados para leishmaniose. Os filhotes são avaliados, uma vez que a vacinação antirrábica e a castração são administradas conforme a fisiologia do animal.

“A UVZ se compromete com os adotantes de filhotes para que, chegado o período, venham fazer os procedimentos no seu pet em nossa unidade, conforme a situação do animal adotado. A vacinação antirrábica a partir dos três meses de idade. A castração de felinos varia conforme o sexo do animal. As fêmeas são castradas a partir dos cinco meses de idade; o felino macho, a partir dos seis meses de idade. Cadelas são castradas depois doprimeiro cio, geralmente depois dos cinco meses e o cão macho, depois dos seis meses. O teste de leishmaniose é feito a partir dos três meses de idade”, informa o coordenador da UVZ, Marcos Vasconcellos.

Iniciada em 10 de outubro, a Feira de Adoção já assegurou muito mais do que casa e comida para 45 animais que tinham sido abandonados ou haviam sofrido maus-tratos. “A Prefeitura está aperfeiçoando a política de atenção à proteção e ao bem-estar animal. E a adoção garante segurança sanitária, proteção e carinho a cães e gatos, além de contribuir com a promoção da saúde pública”, reforça o coordenador da UVZ.

Para se candidatar à adoção, a pessoa deve ser maior de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando. Para reforçar o compromisso, o animal recebe um chip de identificação. Dessa forma, se ele for abandonado, é possível responsabilizar a pessoa que o adotou.

A Feira de Adoção acontece todos os domingos, no horário das 8h às 16h, dentro do projeto Na Orla É Massa, em um estande instalado na Avenida Sílvio Vianna, na Ponta Verde, próximo ao Palato Praia.










Ascom SMS