Notícias
Alagoana está entre os 10 finalistas do Global Student Prize 2021
A estudante alagoana Ana Julia Monteiro de Carvalho, de 18 anos, está entre os dez finalistas do Global Student Prize 2021, da Fundação Varkey em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O vencedor será conhecido no próximo dia 10 de novembro e o estudante levará um prêmio de US$ 100 mil, que numa conversão direta com base no dólar hoje, daria mais de 550 milhões de reais.
"Foram 3500 nomeações de estudantes em 96 países e tenho a honra de estar entre os finalistas, representando o Brasil e o Nordeste no caminho!", comemora a estudante de Maceió. Essa é a primeira edição do Global Student Prize, que é basicamente como o prêmio "irmão" do Global Teacher Prize, que considerado o Nobel do professor, fazendo com que o Global Student Prize ser uma espécie de "nobel" do estudante.
A estudante conta ainda que na candidatura, citou sua experiência na iniciação científica, competições de robótica internacionais e até mesmo participação em organizações de liderança como a "Somos Lala", organização com fins de empoderamento da juventude Latino-Americana. "Me sinto muito honrada e acredito que não estaria onde estou sem o auxílio de todos aqueles que sempre persistiram ao meu lado", completa Ana Julia.
O Brasil não terá representantes entre os dez finalistas do Global Teacher Prize, mas marcou presença entre os 50 selecionados — o educador Greiton Toledo foi escolhido com um projeto em que os alunos criam jogos e atividades para o tratamento do mal de Parkinson.
O prêmio foi aberto para alunos do mundo inteiro com mais de 16 anos e matriculados em uma instituição acadêmica ou algum programa de treinamento e habilidades.