Notícias
Aumento de mais de 8% nas tarifas de água e esgoto em Maceió e Região Metropolitana é autorizado pela Arsal
No início de setembro, a Justiça de Alagoas havia concedido uma liminar que suspendia o reajuste; consumidores reclamaram das notificações nas redes sociais

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), por meio de resolução, publicada nesta quarta-feira (6), autorizou o aumento de mais de 8% nos serviços de água e esgoto de Maceió e 13 municípios da Região Metropolitana. No início de setembro, a Justiça de Alagoas havia concedido uma liminar que suspendia o aumento da conta de água na capital e demais cidades atendidas pela BRK Ambiental em Alagoas. À época, o Procon Maceió também notificou a empresa.
A resolução publicada resolve os questionamentos legais apontados na resolução anterior, nº 22/2021, publicada no dia 30 de agosto. A BRK Ambiental explicou que o reajuste visa recompor as perdas inflacionárias dos últimos 12 meses a partir da data da proposta comercial submetida pela BRK Ambiental no leilão da Casal.
Ainda de acordo com a empresa, o reajuste, apesar de aumentar a conta do alagoano, não gera nenhum tipo de ganho real para a nova concessionária, já que a "adequação tarifária leva em conta o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) e a evolução dos custos relacionados à energia elétrica, mão de obra e aos produtos químicos, além do custo da água fornecida pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que é responsável pela produção da água distribuída pela BRK em dez cidades alagoanas."
No entanto, o aumento surpreendeu os consumidores, que começaram a ser notificados nesta quarta (6), já que o reajuste havia sido barrado. A reclamação dos usuários circularam pelas redes sociais. O deputado federal Pedro Vilela foi um dos que mostraram a notificação.
"Conseguimos na Justiça barrar o aumento da conta de água na Região Metropolitana de Maceió. É inadmissível e ilegal que a BRK faça esse reajuste. Se você também recebeu a notificação de que sua conta ficará mais cara, peço que entre em contato conosco pelo [email protected] para que possamos ver as medidas cabíveis que podemos tomar", disse o deputado.
Fonte: Gazetaweb

As 10 mais lidas
Influenciadora Beatriz Miranda é encontrada morta com sinais de enforcamento dentro de carro incendiado
2Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
3VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
4ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
5Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
6Homem é preso usando tornozeleira eletrônica falsa em Duque de Caxias
7Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
8Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
9OpenAI lança ferramenta de geração de imagens no ChatGPT com estética estilo Studio Ghibli
10Terry Crews é Reconhecido pela Revista People como "Pessoa Menos Odiada do Mundo"
