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Com WhatsApp e outros aplicativos fora do ar, comerciantes em Maceió apontam prejuízo após queda nas vendas
Facebook confirmou, por meio do Twitter, que usuários estão tendo dificuldades para acessar os aplicativos
A pane que afeta aplicativos de mensagem desde o início da tarde desta segunda-feira (4) - WhatsApp, Facebook e Instagram - tem prejudicado os serviços de pedido e entrega de refeições feitos por essas ferramentas.
Lucicleide dos Santos trabalha em um estabelecimento no Farol, conhecido pela venda de salgados. Nesse local, cerca de 80% dos pedidos do dia chegam via WhatsApp. “Com esse problema, desde cedo a gente está recebendo os pedidos dos clientes por telefone mesmo. É complicado porque 80% das vendas chegam pelo WhatsApp e o dia quase todo hoje foi parado”, disse a recepcionista.
Já Silmara Oliveira, que trabalha em um restaurante no bairro Serraria, declarou que o prejuízo só não foi maior porque os pedidos feitos pelo aplicativo de mensagem são mais numerosos no fim de semana. “De todos os pedidos que atendemos por dia, cerca de 5% são pelo WhatsApp. Se fosse outro dia da semana, talvez o prejuízo teria sido ainda maior", disse.
Atuando na Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Thiago Falcão explicou que os pedidos feitos pelo WhatsApp e pelo telefone ainda representam parte importante do lucro dos estabelecimentos. “Sem contar que nos pedidos feitos WhatsApp e por telefone não temos que pagar taxa”, afirmou.
Segundo ele, o WhatsApp é ainda uma das formas mais utilizadas para fazer pedidos em bares e restaurantes em Alagoas. "No meu restaurante, por exemplo, mais de 80% do que chega é por WhatsApp. Ele é ainda é muito usado."
Pane nos aplicativos
No início da tarde, o Facebook confirmou, por meio do Twitter, que usuários estão tendo dificuldades para acessar seus aplicativos, incluindo WhatsApp e Instagram. Em comunicado, a empresa afirmou que trabalha “para que tudo volte ao normal o quanto antes."
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, informou o grupo norte-americano. O WhatsApp também usou o Twitter para relatar o problema.
Fonte: Gazeta web