Notícias
Prefeitura de Ibateguara irá criar unidade de conservação
A prefeitura de Ibateguara, através prefeita Lucinéa Laurentino (Néa de Geo), realizou na última sexta-feira (1), uma importante reunião seguida de uma visita técnica, com o objetivo de avaliação de uma área pública que pertence ao município, visando a criação de uma Unidade de Conservação.
Estiveram presentes representantes de diversos órgãos. Três professores da UFAL, entre eles o Professor José Vieira da Silva, e a Professora Marília Alves Grugiki; O Consultor Técnico Alex Nazário e o Assessor Técnico responsável pela Área de Proteção Ambiental (APA) de Murici, Lucas Gregório, ambos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), além da Superintendente de Meio Ambiente da SEMARH, Fabiana Couto, o analista ambiental do ICMBio, Marcos Antônio de Freitas e a Bióloga Bárbara Cavalcante da ONG SAVE Brasil de Pernambuco.
Também estiveram presentes na reunião e na visita o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, Aurino Jose da Silva, o representante da Câmara dos Vereadores de Ibateguara, Vereador Sandro Veloso, além de outras autoridades do município, como, outros secretários e advogados do município.
Os trabalhos foram iniciados com uma mesa redonda que debateu diversos pontos relacionados ao tema e logo depois o grupo se dirigiu para a área onde ficará a unidade de conservação. Segundo os técnicos presentes, a área tem total potencial para se tornar uma Unidade de Conservação na categoria de Parque Municipal, graças à critérios como respeito a biodiversidade, por exemplo.
A ação foi parabenizada por todos os representantes, além da criação de um grupo de trabalho com representantes e técnicos locais, que vai elaborar estudos além de um Plano de Manejo da futura Unidade de Conservação que será chamada de Parque Municipal Romário Viana Alves. A prefeitura irá dar continuidade a este projeto, com o apoio dos órgãos que estiveram presentes, obedecendo a todos os critérios técnicos e legais.
Fonte: Ama