Notícias
Reordenamento do Centro irá priorizar acessibilidade e tráfego de pedestres
Projeto é visto como inovador pela Prefeitura de Maceió e deve contemplar 15 ruas
A Prefeitura de Maceió anunciou que o tradicional bairro do Centro inicia um processo de transformação estrutural. São aproximadamente R$ 5 milhões destinados a intervenções de modernização urbana, melhoria da acessibilidade e valorização do patrimônio público. Serão 15 ruas contempladas e a previsão que a obra seja concluída em um ano.
De acordo com o prefeito JHC, a nova urbanização do Centro irá resgatar o valor histórico e cultural de um dos bairros mais importantes da capital alagoana, que concentra a maior produção do PIB de Maceió.
“O Centro é o início da nossa cidade e é um espaço que dialoga com nossa cultura, com a força empreendedora da nossa gente, mas que precisava ser revitalizado. O Poder Público estava em dívida com o nosso Centro, mas nós estamos mudando essa realidade”, explicou JHC.
O projeto foi elaborado pela equipe de arquitetos e urbanistas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). Para o secretário adjunto de Planejamento Urbano da Sedet, Tácio Rodrigues, representa uma nova era na acessibilidade na capital.
“Esta etapa de agora será a implantação de rotas acessíveis, com regularização das calçadas, pisos direcionais e alertas táteis. Algumas avenidas também serão transformadas em vias compartilhadas e com isso a gente melhora toda a acessibilidade, dando mais conforto a todos os maceioenses que frequentam o Centro”, comentou Tácio Rodrigues, um dos responsáveis pelo projeto.
O projeto
Como as pessoas chegam no Centro e como elas se deslocam nele? Estas foram as questões norteadoras que motivaram a Prefeitura a melhorar a realidade do bairro. O resultado disso será a execução de obras de ampliação do calçadão, adequação das calçadas, implantação de ruas compartilhadas e regularização nas rotas de ônibus.
A ampliação do calçadão irá facilitar o passeio público, melhorando a acessibilidade, de forma a priorizar os pedestres. Serão contempladas as ruas do Comércio (em dois trechos) e Agerson Dantas.
Já a adequação das calçadas irá promover rotas acessíveis, com revestimento novo e sinalização tátil. Elas serão executadas nas ruas do Comércio, do Livramento, Moreira Lima, da Alegria e Boa Vista.
A implantação de ruas compartilhadas pretende readequar vias e calçadas, com faixas de rolamento e canteiros, de modo a priorizar os pedestres que circulam no local. Estas obras serão realizadas nas ruas da Alegria, Boa Vista, Augusta e Beco São José.
Na regularização das rotas de ônibus haverá melhorias nas calçadas faixas de serviços e pontos de ônibus. Passarão pelas melhorias as ruas do Sol, Barão de Penedo, Cincinato Pinto e Melo Morais.
Além deste projeto a Prefeitura estimula a preservação do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural. Para isso, está sendo mapeado todas as edificações de valor histórico, localizados no Centro da cidade. O bairro concentra 145 imóveis patrimoniados, o maior número de edifícios com esta característica na cidade. Com a missão de preservar esse patrimônio, o município vem desenvolvendo subsídios, a exemplo da isenção e alíquotas especiais de IPTU, incentivos e benefícios fiscais e financeiros para recuperação e manutenção desses espaços.
Também está sendo feito o ordenamento do comércio informal a fim de facilitar o fluxo de pedestre e padronizar os serviços dos camelôs. Diariamente os fiscais organizam os ambulantes para se concentrarem apenas na faixa central do calçadão, facilitando o passeio público e desobstruindo as portas das lojas. Os fiscais orientam os ambulantes na utilização adequada do solo para que todos tenham espaço para trabalhar.
Sobre este público do mercado informal, o prefeito JHC assegurou que o diálogo será a base de qualquer negociação. “Estamos atentos a estas questões no reordenamento e não vamos deixar ninguém para trás. Vamos dialogar com todos”, confirmou.
Além disso, diariamente são realizados serviços de manutenção e limpeza em todas as galerias de águas pluviais do calçadão. Foram substituídas placas e tampas que compõem a estrutura e que estavam danificadas ou apresentavam desgastes. As equipes também monitoram a situação das vias e fazem serviços diários de tapa-buraco no bairro. Todas as principais ruas de acesso ao comércio receberam serviço de reparos.
Com relação ao trânsito, a SMTT realizou ajustes em diversas linhas de ônibus, a exemplos da 046 – Village/Centro, 069 – Clima Bom/Centro e 906 – Pontal/Ufal. As mudanças aconteceram após estudos técnicos do órgão, com o objetivo de melhorar o fluxo na região.
Estão envolvidos nesta operação uma equipe integrada, composta pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), de Infraestrutura (Seminfra), de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Fonte: Gazetaweb