Notícias
Alagoas é o estado do Brasil que mais cresceu nos últimos cinco anos, confirma ranking do CLP
Consolidando uma série de avanços nos últimos anos, Alagoas venceu, nesta quinta-feira (30), o prêmio de Destaque Crescimento na 10ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados. A premiação, entregue em São Paulo, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), mostra que o que o Estado subiu duas posições em 2021 e foi o que mais avançou no posicionamento geral do ranking ao longo dos últimos anos.
Para se ter uma noção dessa trajetória, no ano de 2016, Alagoas ocupava o último lugar entre os estados do Brasil. Hoje, figura na 13º posição, subindo dois postos em relação ao ano passado e sendo mais bem avaliado que a média nacional. Entre 16 estados do Norte e Nordeste, o Alagoas alcança o 3º lugar no ranking, ficando atrás apenas do Ceará e do Amazonas.
"Nas primeiras cinco edições do Ranking, Alagoas foi o lanterna, sempre esteve na última posição. No início do governo Renan Filho, ele tomou a decisão de pautar as políticas públicas com base em evidências. Estamos trabalhando com esse levantamento desde 2016 e Alagoas vem evoluindo. Agora, pela primeira vez, estamos superando a mediana Brasil. Esperamos que até a publicação do Ranking de 2023, consigamos disputar a primeira posição entre todos os estados do Norte e Nordeste", afirmou o secretário titular do Planejamento e Gestão do Estado, Fabrício Marques Santos.
O crescimento sustentável só foi possível graças aos diversos investimentos feitos pelo Estado em áreas estratégicas ao longo desta gestão. Na de Segurança Pública, por exemplo, o bom desempenho em indicadores como taxa de homicídio, mortes a esclarecer, mortalidade no trânsito e na qualidade da informação sobre criminalidade foram significativos para o resultado. O mesmo acontece com o pilar de Infraestrutura, impulsionado principalmente pela qualidade nas rodovias, ligado aos projetos de duplicação que também marcam esse período.
O trabalho feito em torno do pilar Solidez Fiscal também teve impacto sobre o reposicionamento de Alagoas. Hoje, o estado tem uma das maiores taxas de investimentos com recursos próprios, além de uma poupança corrente maior que a média nacional. Além disso, os investimentos em políticas públicas de promoção de reduções nas taxas de mortalidade materna, infantil e precoce também foram essenciais para o desempenho alagoano em relação ao dos demais.
“Esse prêmio representa muito do trabalho integrado que toda a equipe do Governo de Alagoas tem tocado. São diversas áreas alinhadas em projetos de impacto e que vêm transformando a vida, o dia a dia do povo alagoano. É um orgulho para a administração pública porque mostra, em dados, o quanto essa integração tem trazido resultados para quem mais precisa”, pontuou o secretário.
Fonte: Agência Alagoas

As 10 mais lidas
Influenciadora Beatriz Miranda é encontrada morta com sinais de enforcamento dentro de carro incendiado
2Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
3VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
4ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
5Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
6Homem é preso usando tornozeleira eletrônica falsa em Duque de Caxias
7Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
8Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
9OpenAI lança ferramenta de geração de imagens no ChatGPT com estética estilo Studio Ghibli
10Terry Crews é Reconhecido pela Revista People como "Pessoa Menos Odiada do Mundo"
