Notícias
Prefeito JHC lança novo sistema digital de passagem de ônibus em Maceió
Inovação torna Maceió a primeira capital do Nordeste a permitir recarga instantânea e Cartão Bem Legal será substituído pelo “Vamu Maceió”

O prefeito de Maceió, JHC, apresentou nesta quarta-feira (29) a nova tecnologia de bilhetagem eletrônica e recarga instantânea com o aplicativo Vamu Maceió. Com isso, Maceió acaba com um sistema de recarga de passagens antigo e torna a capital a primeira do Nordeste a realizar a instalação de validadores com a tecnologia, garantindo acessibilidade e facilidade para os maceioenses.
“Um milhão de usuários serão beneficiados com essa grande mudança na forma de pagamento e no direito de poder utilizar a mobilidade urbana. O Vamu tem a cara de Maceió, uma cidade moderna, inclusiva e de todos. O pagamento da passagem será acessível, tecnológico e está na palma da sua mão. Vai ficar muito mais fácil andar de transporte público na nossa capital. Nós temos a passagem mais barata e, agora, com modernização. É dessa maneira que vamos trazendo dignidade e fazendo de Maceió uma cidade que cuida das pessoas”, destacou o gestor.
Com o Vamu Maceió, os ônibus passarão a ter validadores, conectados à internet, que aceitam pagamento com cartões de crédito e débito e carteiras digitais por aproximação com celulares e smartwatches, além do QR Code, por meio do saldo da carteira do aplicativo. Antes, era necessário que os cidadãos fizessem recargas no cartão de passagem somente com os aplicativos disponíveis, e era necessário aguardar de 48 a 72 horas após a recarga para validação dos créditos.
Com o aplicativo Vamu, a recarga será feita de maneira instantânea e os créditos disponíveis em até 10 minutos, como também ocorrerá com os aplicativos RecargaPay, Rede Ponto Certo, Qiwi e CittaMobi.
O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, destacou que Maceió oferece a melhor tecnologia do país, tudo isso na palma da mão.
“Temos a missão de implementar melhorias para os usuários do transporte público da capital. E não mediremos esforços para que a população e os turistas tenham, com agilidade e praticidade, direito ao sistema de transporte coletivo. Afinal, o serviço deve estar acessível para todos”, disse André Costa.
A linha Salvador Lyra/Iguatemi (602) será a primeira a aderir a novidade, iniciando nesta sexta-feira (01). As instalações dos dispositivos serão realizadas de forma gradual, por linhas. A previsão é que até o fim do ano todos os ônibus da capital estejam equipados com a tecnologia.
Os usuários do sistema operacional Android e iOS já podem baixar o aplicativo. Por ele, será possível visualizar o extrato com todas as informações e as movimentações de uso da carteira digital do Vamu, assim como, futuramente, acessar todos os pontos de recarga espalhados pela capital, para quem optar pelo uso do sistema.
Não será necessário a troca de cartões, já que os validadores vão continuar aceitando os que estão em uso. Os aplicativos RecargaPay, Qiwi, Ponto Certo e CittaMobi, os pontos de vendas, totens de autoatendimento e os pontos físicos de recarga nos terminais também terão seu funcionamento mantido.
Fonte: Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues/Secom Maceió

As 10 mais lidas
Influenciadora Beatriz Miranda é encontrada morta com sinais de enforcamento dentro de carro incendiado
2VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
3Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
4ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
5Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
6Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
7Homem é preso usando tornozeleira eletrônica falsa em Duque de Caxias
8Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
9OpenAI lança ferramenta de geração de imagens no ChatGPT com estética estilo Studio Ghibli
10Na tribo Bodi, localizada na Etiópia, os homens mais desejáveis e atraentes são os que têm a maior barriga.
