Notícias

Alagoas registra queda da taxa de reprodução da Covid-19, que pode indicar desaceleração da pandemia

No Nordeste, apenas o Piauí apresentou taxa menor que Alagoas, de 0,64

24/09/2021 14h02
Alagoas registra queda da taxa de reprodução da Covid-19, que pode indicar desaceleração da pandemia
Plataforma mostra que, na região Nordeste, as maiores taxas estão nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte - Foto: Plataforma mostra que, na região Nordeste, as maiores taxas estão nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte

A queda da taxa de reprodução da Covid-19 é citada por especialistas como reflexo do repasse de imunizantes pelo Ministério da Saúde e, principalmente, o avanço da vacinação. Em Alagoas, por exemplo, o Rt está em 0,66 há quase 90 dias, que pode significar desaceleração da pandemia.

Os dados constam na plataforma Covid-19 Analytics, desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). No Nordeste, apenas o Piauí apresentou taxa menor que Alagoas, de 0,64.

A plataforma mostra que, na região Nordeste, as maiores taxas estão nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, respectivamente, com 1,42 e 1,14. Quando a Rt está acima de 1 significa que ainda há crescimento de casos naquela localidade.

“Quando essa taxa é igual a 1, significa que 100 pessoas infectam outras 100 pessoas. A taxa de 0,66 quer dizer que 100 pessoas infectam outras 66. E é importante que essa taxa se mantenha abaixo de 1 para a contenção do surto”, explica Hebert Charles, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em reportagem publicada pela Sesau.

Ele acrescentou que a queda na taxa de transmissão é reflexo de uma junção de fatores, incluindo o distanciamento social e o uso de máscara. Por isso mesmo é que os cuidados devem continuar.

Fonte: Gazetaweb