Notícias

XI Capoeira na Roça Fundamento tradição

Evento vai ofertar música, poesia, ancestralidade e muito mais

Por Redação 23/09/2021 17h05 - Atualizado em 23/09/2021 18h06
XI Capoeira na Roça Fundamento tradição
Evento será presencial para alunos e alguns convidades - Foto: Divulgação: Capoeira na Roça

A associação Cultural Arte Brasil Capoeira através do instituto Bico de Fulô, que fica no sítio Salgado, na cidade de Taquarana – AL, está promovendo a 11° edição do “Capoeira na Roça”, que acontece nos dias 24 e 25 de setembro, a partir das 18h. Além das apresentações características da capoeira, com capacitação, aulão aberto, saral, palestra sobre saúde mental, trilha, oficina, sem contar nas refeições.


Diferente do ano passado, que foi transmitido totalmente online, respeitando as regras para não promover aglomerações, esse ano será no formato presencial para alunos e alguns convidados, graças ao avanço da vacinação, queda nos números de internações e casos confirmados, sem contar nos decretos oficiais. Mesmo assim, todos os protocolos sanitários serão respeitados, como máscaras, luvas, distanciamento e uso de álcool para desinfecção das mãos.


O tema do evento será a “Fundamento tradição” “eu fazendo uma reflexão do que é a capoeira realmente, ela foi criada por uma ânsia de liberdade, de viver em liberdade e nos dias de hoje vivemos num mundo muito opressor, não só os escravos passaram por isso, a gente ainda continua numa “senzala” e vivemos almeja liberdade todos os dias” como explica o organizador do evento professor bico de fulo.


O evento não foi realizado em 2019 porque o grupo que compõe o instituto direcionaram todos os trabalhos para a realização do Encontro Nacional Arte Brasil (ENAB), já que a logística do encontro foi bem maior, com oficineiros renomados de outras partes do Brasil e outras demandas.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO - 25/09

Às 18:00 horas - Boas vindas aos convidados

Às 18:30 - Apresentação de Coco de Roda, Forropoeira e Samba de Roda

Às 19:00 – Jantar Regional

Às 20:00 – Aulão Aberto de Maculelê e Roda da Gaiola, a luz de tochas

Às 22:00 – Saral e a trajetória capoeirística do Mestre Caveirinha, (Escola; Berimbau de Ouro) Às

23:00– Encerramento das atividades do sábado

DOMINGO – 26/09

Às 05:30 – Capacitação e treinamento de periodização na capoeira, para monitores e instrutores da ACABC – Associação Cultural Arte Brasil Capoeira, ministrante; Contramestre Papagaio / coadjuvante, para os menos graduados, Oficina de Puxada de Rede, c o Prof: Bico de Fulô / ambas atividades serão executados no segundo horário, no Rio de Cruzes que corta a comunidade do sitio Salgado

Às 07: 30 – Café Regional

Às: 08: 30 – Palestra sobre, saúde mental e emocional, com a psicóloga Juliana Ribeiro

Às 09: 30 – Hino da Escola, Roda de São Bento Grande e Benguela com os convidados Às: 10: 00 – Batizado e Troca de Graduação

Às 11:30 – Intervalo para o almoço

Às 13:00 – Oficina de Banguela ( Jogo de Dentro) com o Prof: Bico de Fulô

Às 14: 00 - trilha para Rio, Roda na ladeira, Roda na Lama e Roda Aquática Flutuante

Às 15: 00 - Regresso para o Instituto Bico de Fulô

Às 16:00 – Entrega de certificados e encerramento

Serviço

O que: Capoeira na Roça - Tema: Liberdade não tem Preço

Quando: 24 e 25 de setembro

Início: 18h

Onde: Sítio Salgado, Taquarana, Alagoas

Informações para Imprensa: 98849 2085


Fonte: Assessoria Bureau Comunicação Comunitária, coordenado pela professora Manuela Callou e Keka Rabelo, da Universidade Federal de Alagoas e Quilombo Lunga.