Notícias
URGENTE! Renan Filho anuncia suspensão da vacinação para adolescentes em Alagoas
Segundo o Governador, a medida segue orientação do Ministério da Saúde e vai manter a imunização apenas para jovens com deficiência permanente ou comorbidades. A medida é temporária, informa nota do Governo e do COSEMS.
O Governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), acaba de anunciar em suas redes sociais que a vacinação para adolescentes de 12 a 17 anos está suspensa de forma imediata no estado, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, ainda sem maiores explicações para justificar a decisão.
Renan explica que a a imunização continuará apenas para aqueles jovens que apresentem deficiência permanente ou comorbidades.
Vários municípios já estavam avançando na faixa etária de vacinação dos adolescentes e milhares de jovens alagoanos já haviam recebido a primeira dose nas últimas semanas.
Governo e Secretarias de Saúde de Alagoas afirma que a suspensão para o grupo geral de jovens é temporária
O Zona 10 teve acesso a nota técnica assinada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS-AL) e pelo Governo de Alagoas, explicando que a suspensão é temporária e reforçando as recomendações emanadas do Ministério da Saúde.
Confira a nota na íntegra
"NOTA TÉCNICA CONJUNTA 003/2021
SUSPENSÃO DA VACINAÇÃO EM ADOLESCENTES SEM COMORBIDADES
Considerando a NOTA INFORMATIVA Nº 1/2021- SECOVID/GAB/SECOVID/MS, que recomenda a suspensão da imunização contra COVID-19 em adolescentes sem comorbidades e outros fatores de riscos (deficiência permanente e privados de liberdade), o PNI/AL e o COSEMS/AL, em comum acordo e considerando as recomendações emanadas do Ministério da Saúde recomenda que: Os Gestores Municipais de Saúde suspendam temporariamente a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades e outros fatores de riscos.
A vacinação deve continuar normalmente conforme orientações anteriores, para os adolescentes (12 a 17 anos) que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade. O PNI/AL e o COSEMS/AL, reiteram a necessidade de que os municípios sigam as orientações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, bem como as pactuações estabelecidas no âmbito do Estado
de Alagoas.
Maceió, 16 de setembro de 2021"